Enquanto no inverno dá vontade de comer pratos quentes, no verão tudo que é fresquinho e gelado parece mais gostoso. De fato, é o que o corpo pede para manter a temperatura ideal e conseguir trabalhar sem tanto esforço. Então, a alimentação no verão deve ser especial não só por causa do peso e da retenção de líquidos, mas também para ajudar o organismo a funcionar melhor. Veja essas dicas.
Como fazer uma boa alimentação no verão: 7 dicas
Como no verão o corpo gasta mais energia, os nutrientes essenciais à saúde precisam ser repostos mais vezes. E não adianta comer mais, precisa comer melhor. No verão, a alimentação deve ser leve, porém rica.
1. Aumente o consumo de frutas
As frutas ganham muito mais atenção no verão do que no inverno. Para aproveitar todas as vitaminas, fibras, minerais e a água que elas oferecem, aproveite para ir à feira toda semana e trazer para casa as frutas do verão, que estão mais frescas, saborosas e com menos agrotóxicos. Dê preferência para as mais suculentas e coma-as especialmente inteiras.
2. Coma mais salada crua e vegetais salteados
As receitas cheias de molhos não são tão adoradas no verão quanto são no inverno. Então aproveite para aumentar o consumo de saladas cruas e frescas, que são leves e geladinhas, e também de legumes salteados ou cozidos no vapor, perfeitos para criar diversos pratos de verão.
3. Beba muito líquido
A água mineral é a principal bebida que deve escolher para o verão. Nenhuma outra substitui para hidratar o corpo rapidamente, pois é pura. Depois da água também pode incluir no cardápio a água de coco, os chás gelados e os sucos naturais, feitos na hora.
4. Evite excesso de sal, gordura e açúcar
Esse trio, nas suas versões industrializadas, são um veneno para o corpo em qualquer estação do ano, mas em especial no verão eles conseguem ser piores. O excesso de sal, gorduras trans e açúcares faz o corpo não conseguir trabalhar direito, gerando a retenção de líquidos e a deficiência da circulação sanguínea. As consequências para a saúde e o bem-estar são várias, começando pela sensação constante de desconforto e fadiga.
5. Cuidado na escolha das carnes
Essa dica é tanto para que a sua alimentação seja leve e nutritiva, quanto para evitar uma intoxicação alimentar. As carnes frescas precisam ser conservada com cuidado redobrado no verão, pois ficam mais expostas à contaminação por bactérias. Então, só compre carne em locais de sua confiança e preserva-a refrigerada. Prefira as carnes brancas, que são de fácil digestão.
6. Consuma alimentos integrais
Os alimentos integrais, como arroz, trigo e aveia, passam por menos processos industriais e preservam mais nutrientes na sua composição. Então dê preferência para as versões integrais na sua alimentação no verão, aumentando a absorção de nutrientes e ajudando a manter o organismo saciado por mais tempo.
7. Prefira laticínios desnatados
Leite e todos os seus derivados possuem bastante gordura, o que deixa as refeições mais pesadas e exige mais do organismo para fazer a digestão. Então, ao longo do verão, prefira o leite e todos os derivados em versões light, com menos ou nenhuma gordura.
Para garantir que a sua alimentação no verão vai suprir todas as necessidades do seu corpo, consulte um nutricionista e alinhe a dieta com uma rotina de atividade física.