O alho é alimento presente em toda cozinha brasileira pois é um item essencial no tempero das nossas comidas. O mais comum é refogarmos o alho no preparo da refeição, mas as propriedades terapêuticas desse alimento são melhor absorvidas quando ingerimos cru. Veja abaixo quais são os nutrientes e benefícios que o alho traz ao nosso corpo.
Alho – um santo remédio para a sua saúde
Desde os tempos mais antigos, os gregos e os egípcios já utilizavam o alho como remédio pelas suas incríveis propriedades terapêuticas. Hoje, a eficácia do alho no combate e prevenção de doenças e na manutenção da saúde é comprovada pela ciência. Veja abaixo quais propriedades são essas:
1- Ação antibiótica
O alho é capaz de prevenir e tratar doenças ocasionadas por agentes infecciosos, como gripes, resfriados, afta, herpes labial e gastrointerite, por exemplo. O alho é poderoso no combate a vírus, bactérias e fungos, portanto quem consome esse produto costume evitar essas doenças e se ver livre delas mais depressa.
2- Redução do colesterol
Estudos recentes comprovam que a ingestão de alho cru pode reduzir em até 10% o nosso colesterol ruim.
3- Liberação de vasos sanguíneos
Quando comemos alimentos muito gordurosos, essa gordura tende a se acumular nos vasos sanguíneos, causando a vaso constrição, o que pode ocasionar um ataque cardíaco ou derrame. O alho possui a propriedade de ajudar a limpar os vasos sanguíneos e reduzir a chance de coágulos no caminho feito pelo sangue.
4- Diminuição da pressão arterial
Quem possui pressão alta, deve incluir em sua dieta o consumo de alho pois é comprovado que a ingestão regular abaixa significativamente a pressão arterial.
5- Redução do nível de açúcar no sangue
Essa é uma propriedade importantíssima do alho, principalmente para os diabéticos. O consumo regular de alho ajuda no controle do nível de açúcar no sangue, deixando-o mais estável.
6- Prevenção ao câncer
Estudos chineses vêm mostrando ao mundo que a quercetina, substância presente no alho, é uma grande aliada na prevenção do câncer, sendo capaz de agir contra o desenvolvimento de células cancerígenas. Segundo as pesquisas realizadas na China, quem consome cerca de 9 gramas de alho por dia tem 50% menos chances de desenvolver um câncer no estômago do que quem não consome o alho.
Como consumir o alho e aproveitar as propriedades terapêuticas?
Aqui está a maior questão em relação ao alho: a forma ideal de comê-lo é cru. O alho, ao ser refogado, assado, desidratado e transformado em pasta perde boa parte dos seus nutrientes e propriedades. O mais indicado é consumir cerca de 9 gramas de alho (entre 1 e 2 dentes) por dia para aproveitar das 6 propriedades citadas acima. O gosto é muito forte e não agrada a muita gente, então uma forma alternativa de consumir é espremendo, pois ele libera um óleo que possui as propriedades em natura. O mau hálito ocasionado pelo consumo do alho também pode ser um fator limitante, então para aliviar, sugerimos escovar os dentes logo depois da ingestão e comer outros alimentos fortes para tirar o gosto, como mastigar salsinha ou grãos de café.