Há quem goste de mastigar alho puro mesmo, sem se preocupar com o seu maior ponto negativo, que é o cheiro forte que deixa na boca. Mas se você quiser absorver todos os nutrientes do alho para imunidade e saúde de modo geral, pode utilizá-lo de outras formas, sem ficar com um hálito desagradável. Veja, então, quais são os benefícios para imunidade e aprenda a como usar no dia a dia.
Veja também: bebidas que aumentam a imunidade
Benefícios do alho para a saúde e fortalecimento da imunidade
O alho é um dos principais temperos da comida brasileira e mundial. Mas não é só por causa do sabor que ele confere à comida que deve ser um dos alimentos frequentes na sua cozinha. Conheça os benefícios para a saúde.
Antiviral
Antigamente, mesmo antes de se descobrir tantas propriedades para a saúde, esse ingredientes já era utilizado como antiviral, fortalecendo o sistema imunológico para conseguir combater as doenças causadas por vírus.
Antibacteriano
Da mesma forma que atua no sistema imunológico estimulando os anticorpos a eliminarem os vírus, o alho também age contra o ataque de vários tipos de bactérias, pois também tem propriedades como um antibiótico natural.
Redução da agregação plaquetária
O alho também tem a capacidade de ajudar a deixar o sangue mais fino, o que é bom para prevenir as coagulações que podem causar tromboses. Porém, quando é necessário que o sangue esteja preparado para coagular, como no caso de pré-operatórios, é recomendado reduzir o consumo de alho, pois nesse caso é necessário que a coagulação rápida aconteça.
Propriedades boas para a saúde geral
Ao beneficiar o sistema imunológico, o alho também traz ótimos resultados para a saúde de modo geral, já que está atuando na prevenção de doenças. Uma das propriedades mais importantes que fazem ele ter esses benefícios é a alicina, mesma propriedade responsável pelo aroma e sabor forte. Mas, o alho também fornece zinco, selênio, vitaminas A, C e E, tão importantes para uma enorme variedade de processos do corpo humano.
Como usar
Embora o principal uso do alho seja na sua forma cozida, assada ou frita, para obter os benefícios para imunidade é melhor consumi-lo cru. Assim, as suas propriedades mais importantes se mantêm intactas para serem absorvidas por completo pelo organismo.
Não significa que o alho preparado em altas temperaturas não traga benefícios, apenas não é tão potente quanto poderia ser ao consumir cru. Se você tem dificuldade de comer o alho cru por causa do sabor, pode misturá-lo a outros ingredientes e fazer receitas deliciosas, mais fáceis de acostumar a comer, como:
- Pasta de alho caseira;
- Maionese de alho;
- Alho ligeiramente frito para salpicar na comida;
- Alho refogado para temperar omelete.
Sobre a quantidade, a média é de 1 dente e meio por pessoa ao dia. Se comer um pouco mais do que isso não tem problema, mas esse é um consenso para que se tenha uma média que seja capaz de promover os benefícios do alho para imunidade.