A algaroba é uma planta que ainda é bastante estudada quanto às suas propriedades e oportunidades comerciais no agronegócio. De nome científico Prosopis juliflora, é uma árvore de grande porte, nativa dos Andes peruanos, que tem se mostrado uma boa alternativa alimentar e de fácil cultivo, já que não exige muita água nem solo fértil para frutificar. Sendo assim, é uma boa oportunidade para a agropecuária nas regiões semiáridas, com grande potencial econômico e social.
Veja também: o guia definitivo das plantas medicinais de A a Z
Benefícios para a saúde
A algarobeira produz uma vagem que é rica em fibras, proteínas, carboidratos, açúcares e sais minerais. Desde 1940 ela é cultivada no Brasil para a finalidade de se produzir ração animal, mas sua versatilidade está cada vez mais perto da mesa dos brasileiros como fonte de alimento.
Produção de variados alimentos
A partir das vagens da algarobeira é possível produzir uma grande variedade de alimentos com alto valor nutricional, como farinhas, pães, bolos, biscoitos, mel, vinagre e até aguardente. Há também uma importante utilização na produção de bebida láctea para suprir as necessidades nutricionais das crianças em escolas carentes de muitas regiões nordestinas onde a árvore é amplamente cultivada.
Opção de açúcar com baixo índice glicêmico
Também com as vagens é possível obter um açúcar de baixo índice glicêmico, do qual estuda-se a possibilidade de desenvolver um novo tipo de adoçante natural, tanto para diabéticos quanto para pessoas que buscam por alternativas mais saudáveis para adoçar os alimentos.
Cardápio com alto valor nutricional
Como já mencionado, suas vagens são ricas em macronutrientes essenciais à manutenção diária da saúde, que são as proteínas e os carboidratos. Elas também são ricas em fibras, e quando são transformadas em alimento na indústria, muitas vezes recebem o enriquecimento de mais nutrientes.
Portanto, consumir alimentos derivados dessa planta é colocar um alto valor nutricional à mesa, o que é excelente para manter uma boa saúde e o peso em equilíbrio, dentro de uma rotina alimentar saudável.
Como usar
Como as propriedades medicinais da algaroba ainda estão em processo de estudo, as formas mais recomendadas de consumo são mesmo para manter uma alimentação mais saudável e balanceada, com alto valor nutricional. Portanto, é possível fazer diversas receitas utilizando a farinha da algaroba, o seu açúcar, o vinagre e o mel.
Precauções ao consumir algaroba in natura
Se tiver acesso às vagens da planta in natura, é preciso ter bastante cuidado com o consumo. O excesso pode provocar danos ao sistema nervoso central, e o seu armazenamento deve ser feito em local bem seco, pois a umidade causa o desenvolvimento de fungos nocivos à saúde, e isso vale para humanos e animais. Por isso, o melhor é consumir os derivados da planta já prontos para consumo seguro.