Um espirro aqui, uma urticária ali e quando vê você já está na sala do alergologista. As alergias são muito comuns, existem em de vários tipos, níveis e diferentes causas. Há quem tenha alergia a medicamentos, maquiagens, alimentos, tecidos, pó, produtos químicos e, até, tudo isso junto.
Os casos mais severos podem levar à hospitalização, por isso foi tão importante que a medicina abrisse espaço para o alergologista.
Quem é esse profissional e que doenças ele trata? Continue lendo e saiba tudo.
O que é alergologia?
A alergologia é um área da medicina relativamente nova e, por isso, pouco conhecida. Basicamente, ela estuda, diagnostica e cura alergias e problemas relacionados às alergias.
Quando essa especialidade não existia eram os otorrinos, pneumologistas ou dermatologistas os especialistas recomendados para diagnosticar e tratar alergias.
Mas são tantos tipos de alergias catalogados que foi necessário ter uma área da medicina só para elas.
O que faz um alergologista?
Agora, com a alergologia é possível que o médico alergologista dedique-se especialmente a todos os tipos de doenças alérgicas que acometem as pessoas.
O médico pode tratar de pessoas em todas as idades ou ser especialista em alguma, como por exemplo a alergologia pediátrica que trata somente das doenças alérgicas em crianças e adolescentes.
Doenças alérgicas
As doenças alérgicas podem aparecer em qualquer parte do corpo, porque se espalham pela corrente sanguínea e os sintomas podem ser parecidos para várias causas. Veja as mais comuns:
- Asma brônquica: acontece com a inflamação das vias aéreas que obstrui os brônquios e causa dificuldade para respirar.
- Angiodema: inchaço na pele, que costuma aparecer no rosto, mãos e solas dos pés.
- Dermatite atópica: inflamação na pele, principalmente no rosto e na cabeça, que gera coceira intensa.
- Choque anafilático: ocorre quando o organismo se sentiu exageradamente invadido por corpos estranhos e pode levar à morte.
- Urticária: outro tipo de inflamação na pele que deixa manchas rosadas e que ardem.
- Febre do feno: quando a mucosa nasal inflama em contato com o pólen. Costuma acontecer na primavera porque é a época em que o pólen fica no ar.
- Rinite alérgica: também é um tipo de inflamação na mucosa nasal que deixa o nariz congestionado, faz espirrar e coça.
Exame de alergia
Os exames para diagnóstico de alergia variam conforme a suspeita de causa e sintomas. Se o problema for na pele, o médico pode realizar um exame no próprio consultório, para determinar a causa da alergia.
Algumas vezes é necessário fazer um acompanhamento com teste de alimentos, por exemplo, que possam estar causando uma doença alérgica.
E os exames de sangue também são fundamentais, pois mostram todas as substâncias presentes no organismo e as que podem estar causando a alergia.
Quando procurar um alergologista?
Sempre que sentir qualquer sintoma de alergia que persista e incomode é recomendado procurar um alergologista.
Assim poderá ser feita a bateria de exames necessária para eliminar a possibilidade de ser outra doença e encontrar o diagnóstico para o tratamento adequado.
Diferença entre o alergologista e imunologista
O alergologista passa por um treinamento especializado em alergia e imunologia para atuar na profissão.
O imunologista é o médico que trata do sistema imunológico, ao qual as alergias estão relacionadas. Portanto, alergologista e imunologista podem, sim, trabalhar juntos.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.