É fácil perceber quando se tem alergia na axila. Assim como a maioria das reações alérgicas, a pessoa vai sentir coceira, ardência e vai perceber que a região está avermelhada, talvez com inchaço também. Suas axilas estão desse jeito? Então veja quais podem ser as causas, os sintomas e tratamentos.
Causas da alergia na axila
A alergia na axila pode ser aguda ou crônica. Quando é aguda, surge por algum motivo específico e pontual, como o contato com um produto fora da validade, por exemplo.
Já os casos crônicos ocorrem com mais frequência, indo e voltando em certas épocas do ano ou por conta de outros agentes alérgenos. Geralmente nesses casos a pessoa tem alergia em outras partes do corpo também.
Ressecamento da pele
A pele das axilas é sensível e precisa ser mantida hidratada. Se ficar muito seca e áspera, pode causar irritação com o movimento constante dos braços, e até gerar rachaduras.
Atrito com tecidos
No caso da pele sensível e ressecada, ao entrar em contato constante com tecidos mais duros, a irritação tende a aumentar.
Depilação
Cada pessoa descobre com o tempo qual é o melhor tipo de depilação para fazer em cada parte do corpo. Em alguns, a lâmina é uma grande vilã. Já para outros, a cera causa problemas. Então, a depilação de modo geral também pode ser uma causa da alergia na axila, seja de qual tipo for.
Produtos de higiene
Se desconfiar que a causa da alergia pode ser o seu sabonete, creme ou desodorante, preste mais atenção em quando os sintomas aparecem, se tem ligação com o uso desses produtos, o que é bem comum.
Suor
Há também a possibilidade de o suor causar sintomas de alergia na axila. Essa é a chamada urticária colinérgica, que ocorre quando o corpo fica em uma temperatura elevada e com umidade.
Estresse
Mesmo que você não tenha tendência a alergias, se estiver vivendo um momento de alto estresse, seu corpo pode desencadear uma série de reações, e uma delas pode ser a urticária, que deixa manchas avermelhadas e em relevo pelo corpo, com muita coceira. Nesse caso é provável que várias partes do corpo sejam afetadas, mas as axilas costumam sofrer bastante.
Dermatites
Existem vários tipos de dermatite, que são inflamações de pele. As causas e sintomas variam, e apenas um dermatologista pode identificar qual delas está afetando seu corpo. Algumas pessoas têm dermatite de causa genética, outras são desencadeadas pelo desequilíbrio imunológico, e tem também as causadas por fungos e bactérias.
Sintomas
De modo geral, a alergia na axila vai causar coceira, vermelhidão e inchaço. Quando coçar demais, a pele vai ficar muito sensível, poderá descamar e vai arder. Se for por causa da depilação, os poros vão ficar inflamados, com bolinhas amarelas e inchadas.
Tratamentos e cuidados
Para descobrir o melhor tratamento é essencial que faça uma consulta com o médico dermatologista. Só o profissional poderá pedir exames para saber exatamente a causa da alergia e receitas remédios para tratar.
Se desconfiar que pode ser apenas um produto específico ou a depilação, pode simplesmente parar de usar o produto ou fazer esse tipo de depilação para ver se os sintomas desaparecem. Mas, se não desaparecerem, não tente tratar por conta própria, ou poderá piorar o problema.
O que pode fazer até que a consulta chegue é tomar cuidados básicos, como:
- Manter as axilas sempre limpas e secas;
- Usar cosméticos e produtos de higiene neutros e antialérgicos (sem cheiro ou cor);
- Manter a região ventilada nos dias mais quentes;
- Usar roupas com tecidos leves;
- Se depilar apenas com um método que não machuque;
- Manter as axilas hidratadas.