A alergia emocional afeta muitas pessoas, mas nem todo mundo se dá conta, pois os sintomas podem desaparecer sozinhos e não voltar. Especialmente quem leva um estilo de vida bastante agitado e estressante, ou vive momentos de alto estresse que afetam a saúde emocional, pode ter os sintomas dessa condição, como foi o caso da empresária Mayra Cardi, quando expôs na internet a relação conflituosa com o marido.
Alergia emocional de Mayra Cardi
A empresária Mayra Cardi fez um vídeo no seu Instagram contando os motivos reais que a levaram a se separar do marido Arthur Aguiar. Depois dessa ocasião, ela relatou aos seguidores que teve uma crise de alergia emocional, e entre os sintomas apareceram manchas em sua pele.
O que é?
A alergia emocional é quando uma pessoa vive sob grande estresse e ansiedade, e então as células de defesa do corpo reagem em diferentes partes do corpo. É o organismo avisando que a pessoa chegou ao limite e precisa tratar a causa do problema.
As causas da alergia emocional variam bastante, e apenas um dermatologista e um psicólogo ou psiquiatra podem chegar a uma conclusão com base no caso de cada paciente.
Mas, em todo caso, o que acontece é que quando o estresse e a ansiedade afetam o sistema nervoso de forma intensa e contínua, o corpo libera muito hormônio cortisol, causando reações inflamatórias no corpo.
Sintomas
As reações inflamatórias de causa emocional costumam aparecer principalmente na pele, por isso que se chama de alergia. A pessoa sente coceira, vermelhidão na pele e pode ter urticária. Outros sintomas são a insônia, falta de ar e problemas gastrointestinais, já que todo o organismo fica desregulado.
É mais comum que apareçam sintomas na pele, e algumas pessoas podem relatar aumento da queda de cabelo, pois todos os pelos do corpo, a pele e o cérebro são desenvolvidos a partir da mesma origem embriológica. E como o foco do problema está justamente no sistema nervoso central (no cérebro), essas partes do corpo são as mais afetadas.
Tratamentos
Os tratamentos para a alergia emocional variam conforme cada caso. Isso porque existe uma predisposição à piora dos sintomas em pessoas que têm doenças como rinite, asma, dermatite atópica e psoríase. Então, é preciso fazer uma avaliação com médicos para determinar um tratamento eficiente.
No caso do tratamento dermatológico, como é uma alergia causada por uma reação imunológica, costuma ser usado um antialérgico. O tempo de uso e a quantidade vão depender de cada caso, e só o médico poderá determinar.
Além disso, como se trata de um problema de causa emocional, não basta ir ao dermatologista e tratar do sintoma na pele. É preciso fazer um tratamento com psicólogo ou, se precisar de medicamentos, com um psiquiatra para resolver a causa emocional e cortar o mal pela raiz.
Enquanto não puder ir ao médico, é importante fazer uma autoavaliação e pensar nos problemas emocionais que podem estar originando esses sintomas. Geralmente a pessoa sabe o que está causando o estresse ou a ansiedade. Se for possível, é recomendado começar a reduzir o ritmo, se afastar das pessoas que estejam causando mal e procurar levar uma vida mais saudável de modo geral.