Menu

Alergia a roupas: o que pode ser e como resolver?

Nem sempre os sintomas representam uma alergia, mas pode ser algum problema de pele

Crédito: Freepik

Publicidade

A alergia é uma reação exagerada do sistema imunológico quando entra em contato com substâncias que ele considera perigosas, mesmo que não sejam. É o caso da alergia a roupas, que pode parecer estranha, mas existe.

Causas da alergia a roupas

Algumas pessoas que têm alergias de pele ou respiratórias podem sentir as reações alérgicas quando entram em contato com certo tipo de roupa. Às vezes o problema está no tipo de tecido, às vezes no produto usado para lavar a roupa e, outras vezes, nos ácaros da roupa que está muito tempo guardada.

Como descobrir de onde vem a alergia à roupa?

Como você viu, existem diferentes fatores que podem causar a alergia à roupa. Então, se você já tem um diagnóstico de alergia respiratória ou de pele, dá para imaginar o motivo da sua alergia a roupas.

Assim como todo diagnóstico de alergia, o que precisa ser feito é testar. Perceba se você tem a reação alérgica a determinados tipos de tecido, pois o problema pode estar na composição química do tecido.

Publicidade

O jeito é provar a roupa e ver se a reação acontece. Espere a reação passar para fazer outro teste, se achar seguro. Só não faça isso no caso de a reação alérgica ser grave.

Depois, faça o teste com tecido que não causam a alergia, mas que foram lavados com determinado tipo de sabão ou amaciante.

E, por fim, lembre se a roupa que causou alergia estava com cheiro de guardado ou estava em um local com poeira, pelos de animais, pólen, exposta a algum spray ou perfume.

Como resolver?

Depois de fazer os testes e chegar a uma conclusão – o que pode levar alguns dias, vai ser mais fácil resolver.

Publicidade
  • Se o problema for o tipo de tecido, você terá que parar de usar roupas feitas daquele tecido;
  • Se a causa for o produto usado para lavar ou passar a roupa, vai ter que substituir por outro. Às vezes uma opção natural é melhor, como vinagre ou sabão de coco;
  • Se a roupa ficou exposta a algum agente alérgeno que você já sabe que causa problema para você, a resposta está em manter as suas roupas sempre bem guardadas e protegidas desses agentes, e sempre limpas.

Pode não ser alergia

Muitas vezes as pessoas confundem alergia com irritação ou intolerância. Mesmo pessoas que não têm alergia de pele ou respiratória podem ter reações de irritação na pele ou no nariz quando entram em contato com roupas empoeiradas, mas sem reações graves, que logo passam.

Existe também a possibilidade de ser outro tipo de problema de pele, como dermatite atópica, dermografismo e urticária. Nesses casos, a reação não envolve o sistema imunológico, mas sim, é uma reação mecânica só entre o tecido e a pele. Só quem vai saber identificar a condição é o médico.

Quando ir ao médico?

Se os sintomas que o seu corpo teve com relação à roupa foram muito fortes e desconfortáveis, não fique fazendo esses testes e se colocando em risco. Ou, se você fez todos os testes e não chegou a uma conclusão, é melhor ir ao médico alergologista ou dermatologista para fazer testes mais seguros no consultório e receber o seu diagnóstico.

Publicidade
Sair da versão mobile