Menu

Álcool em gel no olho: conheça o menino que sofreu queimadura e saiba o que fazer

Apesar de ser um produto cotidiano, ele ainda é inflamável e perigoso. Por isso, são precisos alguns cuidados

Crédito: Facebook Dra Juliana Farbi

Publicidade

O álcool gel nunca teve tanta importância como agora, porém é importante nunca deixar que as crianças o manipulem sozinhas. Isso porque podem acontecer acidentes sérios, desde ingestão até mesmo queimaduras, e nem precisa de fogo para isso.

Crédito: Instagram Maternidade Real

Foi o que acontece com o pequeno Bento Smirelli, de apenas 5 aninhos. Na mensagem compartilhada nas redes sociais, você vê que ele estava perto de sua mãe, Camila, quando foi colocar álcool em gel na mão. Era um pote do tipo com válvula, que você aperta no topo, para retirar o produto. Porém, ele estava em um local elevado, ficando na altura do rosto do menino.

Dessa forma, assim que ele apertou a válvula, o produto esguichou diretamente no seu olho direito. Na hora ele chorou muito e Camila correu para lavar muito bem o local. Mas ele não aguentava mais de dor e pediu para a mãe levá-lo ao médico. Felizmente, ela o ouviu e correu para a emergência.

Chegando lá, foi diagnosticado com queimadura da córnea, que causa não somente ardência, mas uma dor profunda. Rapidamente, foi medicado e levado para o procedimento de limpeza, precisando de anestesia e tudo.

Publicidade

O que fazer se isso acontecer

Assim como Camila, você deve lavar imediatamente o olho afetado em água corrente ou até mesmo soro fisiológico. Nunca coloque colírio, esfregue ou aperte os olhos, sob risco de aumentar a absorção. Além disso, tente manter as pálpebras abertas o máximo de tempo possível, para reduzir o dano.

Logo em seguida, vá direto para algum oftalmologista de confiança e que atenda emergência. Lá, o olho passará por um processo de limpeza, além de ser corretamente medicado. Não deixe de tratar, pois devido à consistência do produto e sua baixa acidez, ele vai sendo cada vez mais absorvido, agravando a queimadura.

Sair da versão mobile