Falar sobre depressão é muito necessário para ampliar o conhecimento acerca da doença e permitir ajudar uma pessoa com depressão de forma eficiente. Por isso, se você é próximo de alguém que esteja sofrendo com a doença, mas está com dificuldade em lidar com a situação, é ótimo que esteja buscando mais informação.
Antes de ir diretamente às formas de ajudar uma pessoa com depressão é importante conhecer brevemente quais são os fatores que podem desencadear a doença. Além disso, é fundamental ter consciência de que a depressão não é uma escolha. Ela tem cura, mas para isso precisa ser levada a sério.
8 Formas de ajudar uma pessoa com depressão
Primeira coisa a saber é que a depressão pode acontecer com qualquer pessoa. Inclusive há cada vez mais casos registrados de depressão infantil e de depressão na gravidez. Os principais motivos relacionados ao surgimento da doença são momentos de grande dificuldade, traumas, doenças crônicas, abuso de drogas e a solidão. Há também o histórico familiar que precisa ser observado na hora do diagnóstico.
De acordo com a Drª Ana Beatriz Barbosa Silva, autora do livro Mentes Depressivas, a depressão é uma doença que atinge as três dimensões humanas: física, psicológica e espiritual. Então, a pessoa doente é atingida de forma generalizada, sentindo um profundo vazio existencial.
Nem sempre a pessoa acometida pela depressão vai aparentar estar abatida, pois há momentos de crise e outros em que ela está se esforçando muito para parecer bem. Conforme a fase da doença, ela pode apresentar sérios distúrbios de sono e alimentares, baixa autoestima, incapacidade de fazer as tarefas mais simples, falta de motivação, autodesvalorização.
O maior problema é quando o indivíduo chega ao ponto de ter pensamentos suicidas, pois lhe parece que essa é a única saída. Então, a primeira e mais importante dica é não julgar as atitudes do doente depressivo. Agora, veja outras formas de ajudar uma pessoa com depressão e de melhorar sua relação com ela, com mais empatia e compreensão.
1. Esteja presente
É um grande erro pensar que a pessoa com depressão está agindo de determinada forma porque quer atenção. Nesses momentos, muitos amigos e familiares se afastam porque não querem “dar trela” e acabar piorando o caso. Não é assim que funciona.
Embora a pessoa doente não sinta qualquer tipo de motivação para nada, muitas vezes nem mesmo para levantar da cama e ir ao banheiro, ela precisa da presença dos entes queridos. Então, não a abandone. Demonstre que você vai estar ali para o que precisar.
2. Seja paciente
A pessoa com depressão pode ter um comportamento muito difícil de lidar em várias situações. Pode ter raiva, ficar agressiva, muito triste ou até parecer feliz, de um momento para o outro. Também pode se negar a buscar ajuda. Tudo isso faz parte.
Da mesma forma que é importante estar presente, é preciso ser paciente e compreender essas mudanças de comportamento. Quando não souber o que dizer, ofereça um abraço. Quando quiser fazer uma pergunta, questione de que forma você pode ser útil.
3. Dê apoio moral
Nos casos de depressão, não adianta você dizer à pessoa que entende o que ela está passando se você nunca teve a doença. Também não adianta dizer que vai passar, mas sim que com a ajuda adequada ela com certeza vai ultrapassar esse problema que está vivendo.
As palavras de apoio e carinho são dizer o quanto a pessoa é importante para você e que ela pode contar com a sua ajuda, não importa o que aconteça. Valorize, não menospreze.
4. Fale sobre tratamentos disponíveis
Mesmo que a pessoa doente se recuse a buscar um tratamento, ela precisa estar consciente de que essa é a melhor forma de curar a doença. Então, quando perceber que ela está aberta para ouvir a respeito, fale que você pode acompanhá-la ao médico para juntos buscarem uma solução.
5. Pesquise sobre bons profissionais
Além de encorajar a pessoa depressiva a buscar ajuda profissional, faça pesquisas sobre os médicos que trabalham por perto. Entre em contato com mais de um para que a pessoa tenha opções a escolher. Afinal, talvez não seja na primeira consulta que ela irá sentir-se segura para levar o tratamento adiante.
6. Demonstre otimismo
Por ser uma doença muito complicada, muitas vezes gera um sentimento de impotência acompanhar a pessoa que você ama sofrer de depressão. Porém, lembre-se que suas atitudes influenciam diretamente no estado da pessoa.
Por isso, mantenha-se sempre otimista e tente encorajá-la a sempre tentar ver o melhor lado da vida. Isso afastará a negatividade temporariamente, gerando um tempo de melhor qualidade.
Vale destacar que esse encorajamento é dado por meio de pequenos momentos do dia, sempre com um viés feliz e leve. Às vezes não são necessárias palavras, mas convites para comer um lanche juntos ou assistir a um filme.
7. Incentive a pessoa a tomar sol
Pode parecer bobagem, mas tomar sol é uma maneira simples de ajudar uma pessoa com depressão. Muitas vezes, apenas 30 minutos de exposição ao sol do final da tarde é suficiente.
O contato frequente com o sol aumenta a produção de endorfina e serotonina. Isso faz com que o humor seja regulado de maneira mais eficaz.
8. Evite negatividade
Evite que a pessoa com depressão possua muito contato com noticiários e até com brigas em casa. Transformar o lar em um ambiente harmônico e sem tensão é fundamental para ajudar o indivíduo que possui depressão.
Por isso, temas como política e religião também devem ser evitados se você quer ajudar. Um ambiente saudável, limpo e claro tem direta interferência na qualidade de vida.
Essas são dicas simples, porém muito valiosas para que a pessoa depressiva sinta mais segurança na sua companhia e aceite a sua ajuda. Se desejar, aproveite e acompanhe no vídeo abaixo o que a Drª Ana Beatriz tem a dizer sobre a depressão e compreenda um pouco mais esse importante assunto: