Os sintomas iniciais de AIDS são tosse seca, febre e dor de garganta, ou seja, parece um resfriado. Por norma, estes sinais podem manter-se durante 14 dias e aparecem cerca de 3 a 6 semanas depois do vírus do HIV ter entrado no corpo.
Na verdade, a contaminação muitas vezes ocorre por causa de comportamentos de risco, como a partilha de águas e a relação sexual desprotegida. Para descobrir se tem AIDS, você deve fazer o exame depois de 40 a 60 dias do comportamento de risco, já que antes disso não irá identificar o vírus.
Sintomas principais
Eles surgem depois de 8 a 10 anos da contaminação com o vírus ou quando a imunidade está em baixo. São eles, os seguintes sintomas principais:
- candidíase oral ou genital persistente;
- cansaço, fadiga e falta de energia;
- diarreia duradoura (excede 30 dias), náuseas e vômitos;
- cefaleias e problemas de concentração;
- dores musculares e articulares;
- febre constante;
- inchaço dos gânglios linfáticos persistente (excede 90 dias);
- bolas vermelhas pequenas e manchas de cor vermelha ou feridas cutâneas.
- emagrecimento repentino;
- suores noturnos;
- tosse seca demorada e garganta arranhada;
Ora, sintomas como estes nem sempre aparecem rapidamente, ou seja, tendem a notar-se quando o HIV existe no corpo, em níveis elevados, e as células do mecanismo de defesa do organismo existem em pequena quantidade. Mais, como a imunidade está comprometida, é normal que doenças como pneumonia, hepatite viral, toxoplasmose e tuberculose apareçam, juntamente com os sintomas.
Será que estou infectado?
Se você teve algum comportamento de risco, deve vigiar sintomas como tosse seca, má disposição, febre e dores de garganta. Passados 40 a 60 dias do comportamento de risco, faça um exame de sangue para detectar o vírus e, depois, entre 3 a 6 meses, realize de novo. Na verdade, é que mesmo não manifestando sintomas, pode estar infetado.
Como tratar?
O AIDS é, de fato, uma doença incurável. Por esse motivo, o tratamento é permanente. E ele passa, sobretudo por melhorar a imunidade e lutar contra o vírus, reduzindo a sua presença no sangue.
Medicamentos como Viread, Efavirenz e Lamivudina são dados pelo governo para tratar AIDS. Assim como os exames para diagnosticar e acompanhar a doença são gratuitos também.
Evite comportamentos de risco e previna-se contra uma doença incurável, como o AIDS. Se suspeitar de algum sintoma, não hesite em pedir exames ao seu médico.
Confira no vídeo a seguir tudo sobre a AIDS:
Compartilhe essa dica!