A água solarizada é usada como bebida terapêutica para ajudar a aliviar sintomas de depressão, amenizar o desânimo, acalmar, equilibrar corpo e mente, além de trazer mais disposição e coragem. Todos esses efeitos são obtidos por meio do efeito purificador, revitalizante e renovador dos raios do sol, que penetra na água antes de ela ser consumida.
Cromoterapia na água solarizada
Além dos efeitos positivos dos raios solares na água, também é possível aplicar técnicas de cromoterapia nessa bebida, que é a terapia das cores. Na cromoterapia, as ondas emitidas pelas cores atuam nas células do corpo melhorando o equilíbrio entre o corpo e a mente.
A escolha da cor vai depender do efeito que se deseja obter. Veja o que cada cor transfere ao organismo:
Amarelo
Cor ativadora e dinâmica, atua sobre os processos mentais, favorece o estudo e a criatividade. Afasta as ideias fixas e aumenta a capacidade de raciocínio.
Azul
Traz equilíbrio, paciência, harmonia e serenidade, deixando corpo e mente tranquilos. O azul contribui para tratar casos de insônia e estresse.
Azul anil
Cor que trabalha o equilíbrio energético, floresce a intuição, a sensação de proteção, de limpeza e de purificação nos ambientes.
Laranja
Cor restauradora e regeneradora. Ajuda a recuperar corpo e mente depois de um processo destrutivo. Estimula a coragem para enfrentar desafios, traz autoconfiança e eleva a autoestima.
Rosa
Boa cor para trabalhar a afetividade, o amor, a união e a harmonia. Contribui para estabelecer o equilíbrio nos relacionamentos.
Verde
Cor que traz calma e equilíbrio. Ajuda a melhorar qualquer estado físico negativo, energizando o corpo e a alma.
Vermelho
Cor estimulante, que afasta a depressão e o desânimo. É a cor das conquistas, das paixões e da sexualidade.
Violeta
Cor profundamente espiritual, mística e religiosa. Atua sobre quem está espiritualmente desequilibrado, descrente e sem conexão com as forças divinas.
Como fazer água solarizada
O passo a passo para fazer a sua água solarizada em casa é simples e exige poucos materiais.
Materiais necessários
Você só vai precisar de água filtrada, uma garrafa de vidro, que pode ser transparente ou colorida, e papel celofane colorido, caso tenha uma garrafa transparente.
A garrafa precisa ser de vidro, pois vai ficar exposta ao sol. Se for de plástico, os compostos químicos do material irão se soltar na água e ela ficará tóxica.
Solarização
Quando já tiver sua garrafa preparada, devidamente esterilizada em água fervente, encha-a com água filtrada (fria) e tampe. Se for usar o papel, envolva-o na garrafa, prendendo com um elástico ou fita.
Coloque a garrafa no sol: das 8h às 10h ou por duas horas a partir das 15h, que o sol vai ficando mais fraco. Se o sol estiver muito forte, deixe a garrafa por 1 hora. Se estiver mais ou menos, deixe por 2 horas.
Durante esse tempo em que a água ficar no sol, ela irá absorver sua energias, que também passarão pela cor, seja da garrafa ou do papel. Então, a água ficará energizada com as propriedades da solarização e da cromoterapia.
Como consumir
Depois que a água estiver pronta, pode remover o papel e deixá-la em um local fresco em temperatura ambiente ou na geladeira. Beba 1 copo pela manhã e outro à tarde ou à noite.
A recomendação fazer duas garrafas para beber duas cores ao dia, sendo uma delas o verde para equilibrar o corpo, e a outra a cor desejada conforme o efeito que mais estiver precisando obter.
A terapia deve ser mantida ao longo de pelo menos 30 dias para começar a sentir os efeitos.
Junto com essa terapia da água solarizada também é importante manter um estilo e vida saudável, com boa alimentação, atividade física, boas noites de sono e atividades que tragam paz e tranquilidade.
Prazo de validade
Essa água não pode ser fervida nem congelada, ou não irá levar suas propriedades para o organismo. Mas, pode deixá-la na geladeira por até uma semana. Se deixar em temperatura ambiente, é melhor tomar em até quatro dias, depois fazer uma água nova.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao esperado. As terapias naturais servem de complemento ao tratamento médico.