Toda casa que se preze deve ter produtos de limpeza para manter a higiene em dia, mas para quem não tem experiência, é fácil confundir água sanitária x alvejante x desinfetante. Afinal, qual a diferença entre esses três produtos?
O que é água sanitária?
Para facilitar o entendimento da discussão sobre água sanitária x alvejante x desinfetante, é preciso explicar para que cada um desses produtos serve.
A água sanitária, também chamada de lixívia ou cândida, é um composto químico usado para limpar e desinfetar ambientes. É considerada um dos melhores agentes antibacterianos para se ter em casa, pois atende desde o banheiro até a lavagem das frutas e verduras.
O princípio ativo é o hipoclorito de sódio, sendo a fórmula química NaClO. É muito usada para limpar superfícies de banheiros e áreas com animais, mas também para remover sujeiras impregnadas e eliminar focos de dengue.
Outro uso comum, mas que gera controvérsia, é para eliminar manchas de roupas brancas, pois a água sanitária também tem função branqueadora. Em excesso, porém, pode estragar o tecido.
Mas cuidado, pois a água sanitária dissolve substâncias orgânicas mortas e é fotossensível, o que significa que não pode entrar em contato direto com a luz. Ela também é corrosiva a metais e reativa com ácidos e componentes à base de amoníaco, liberando gases tóxicos.
Ah, e não custa lembrar, passe longe da água sanitária se estiver com roupa colorida! Ela mancha e não tem o que possa reverter o estrago.
O que é alvejante?
Ainda sobre água sanitária x alvejante x desinfetante, o alvejante à base de cloro é praticamente a mesma coisa que lixívia, pois tem o mesmo teor ativo da substância na formulação.
A diferença entre os produtos é que o alvejante pode ter tensoativos, corantes e fragrâncias, ao contrário da água sanitária.
Isso também limita seu uso à desinfecção e limpeza de ambientes e lavagem de roupas. A dica é usar alvejante à base de cloro para branquear roupas brancas e alvejante à base de água oxigenada para roupas coloridas, pois é menos agressivo e auxilia na conservação das cores e do tecido.
O que é desinfetante?
Como o próprio nome diz, o desinfetante tem a função de desinfetar, ou seja, eliminar os microrganismos presentes nas superfícies e objetos.
São menos eficazes que agentes esterilizantes, pois nem sempre matam os microrganismos, principalmente formas esporuladas de bactérias. Sua fórmula é à base de hipoclorito, dióxido de cloro, fenois, glutaraldeído e iodóforos.
Sua diferença em relação à água sanitária x alvejante x desinfetante é que não possui limitação ativa de teor de cloro, além de também ser permitido o uso de tensoativos, corantes e fragrâncias na formulação.
Seu uso deve ser feito após uma limpeza prévia do ambiente e ele deve permanecer por dez minutos, pelo menos, na superfície onde foi aplicado.
Qual o melhor?
Se tiver que escolher um produto que quebre o galho em diversas situações opte pela água sanitária, que serve para limpar desde pisos até vasos de planta. Ela cumpre a função de eliminar bactérias (diferente do desinfetante) e pode ser usada para higienizar frutas e verduras (ao contrário do alvejante e do desinfetante).
O único contra é que a cândida não deixa um cheiro agradável no ambiente, pois não pode conter fragrâncias. Mas nesse caso os benefícios compensam!