Enquanto você está na praia pegando sol, se levanta e molha o corpo no mar de vez em quando? Faz isso para se refrescar ou porque acredita que a água salgada do mar influencia no bronzeamento? Se for pela segunda opção, saiba que não é bem assim que acontece.
Água salgada acelera o bronzeamento?
Esse é um mito que se criou ao longo dos anos porque temos a impressão de que o corpo fica mais bronzeado na praia do que na piscina ou na laje de casa.
Acontece que esse é um fenômeno explicável de forma simples. Quando você está na praia, os raios do sol chegam na sua pele não apenas por cima, mas de todos os lados.
Inclusive, queima de baixo para cima, pois reflete na areia e na água do mar e assim pega na pele de todos os ângulos possíveis. E isso vale mesmo se você ficar embaixo do guarda-sol e nos dias com mais nuvens.
Quanto ao sal da água do mar, em nada interfere no seu bronzeamento. O que ele faz é ressecar sua pele e seu cabelo, pois o sal absorve a água. É por isso que, junto com o efeito do sol, a pele seca bem rápido ao sair do mar.
Aproveite e veja: Como se bronzear rápido: 5 dicas seguras para testar
Cuidado com o excesso de sol na praia
Agora você sabe que a água salgada não faz a pele ficar mais bronzeada. Essa é uma ação exclusiva dos raios ultravioleta do sol, que são bem perigosos.
Enquanto você está praia, com aquela luz forte do sol sobre seu corpo, não consegue notar quando a pele começa a queimar mais do que deveria. Você só vai sentir arder e ver o estrago depois, quando sair da praia.
Como resultado, além da ardência e vermelhidão, o excesso de sol pode causar queimaduras graves e desidratação. Sem falar no risco de câncer de pele num futuro próximo.
É para evitar esses problemas isso que deve-se tomar os cuidados básicos:
- Evite a praia nos horários mais quentes, entre as 10h e 16h;
- Use protetor solar no corpo todo, e reaplique a cada hora, mesmo quando o sol parece estar fraco;
- Beba bastante água para não desidratar;
- Use chapéu ou boné, e óculos escuros para proteger o couro cabeludo, os cabelos e a visão.
Veja também: Dor de cabeça por desidratação: quais os sintomas e como tratar?