Na segunda semana do mês de dezembro, moradores de Shuozhou, província de Shanxi no norte da China, ficaram assustados ao abrirem suas torneiras e chuveiros. A água estava cor-de-rosa.
Vários vídeos e fotos da água rosa foram publicados na internet para chamar a atenção das autoridades e compartilhar o estranho acontecimento.
Não demorou para que as autoridades locais começassem a investigar o que tinha acontecido com a água, que deveria ser transparente, mas estava em um tom de rosa fluorescente até bonito, porém nada confiável para consumo.
A água ficou assim apenas em algumas localidades, e as autoridades seguiram investigando o caso.
Não é a primeira vez que a água fica rosa
Enquanto isso, logo surgiram na internet matérias mais antigas relembrando que fatos semelhantes já ocorreram em outros países. Em 2017, por exemplo, a água da rede também ficou rosa em Onoway, no Canadá.
Naquela ocasião, as autoridades responsáveis informaram que houve uma falha na liberação de um produto químico usado para purificar a água, mas que não havia risco de contaminação ao consumir a água rosa.
Em Coal Grove, estado de Ohio, nos Estados Unidos, também aconteceu de a água ficar rosa no mês de junho desse ano. Assim como no Canadá, as autoridades locais informaram à população que aquela água não oferecia perigo.
Provavelmente, a água rosa da China tem o mesmo motivo da água rosa no Canadá e nos EUA: um mau funcionamento no sistema de canos para fornecimento de água liberou uma grande quantidade de permanganato de sódio na água.
Essa substância é utilizada para controlar o gosto da água através de um processo de oxidação que remove o excesso de ferro e magnésio. Mas, embora estranho, não há perigo para a saúde.
Portanto, esse é o tipo de coisa que pode acontecer em qualquer país e estado que faça uso dessa substância no tratamento da água.
Mesmo assim, se por acaso um dia você acordar, abrir a torneira e notar que a água da rede está rosa, entre em contato com a empresa de fornecimento de água para informar o ocorrido.