A água inglesa é um medicamento fitoterápico feito do extrato de plantas medicinais, tais como camomila, carqueja, losna, calumba e quina amarela. É vendida normalmente nas farmácias e não precisa de receita para comprar. Mesmo assim, confira as contraindicações e cuidados que deve ter antes de tomar.
Para que serve a água inglesa?
O efeito da água inglesa é a reunião do que cada uma das plantas da sua composição oferecem separadamente.
1. Alívio da má digestão
Uma das principais funções desse medicamento é estimular a produção de suco gástrico no estômago. Assim, ajuda a tratar a má digestão, pois o suco vai ser liberado, fazendo a digestão dos alimentos que estão causando o mal estar.
2. Estimulante do apetite
Pessoas que estão sofrendo com a falta de apetite, por algum motivo, podem fazer uso dessa água antes das refeições, pois ela vai proporcionar uma sensação de estômago vazio, aquela que se sente quando está com fome. Só é preciso atenção, pois existem vários motivos que levam à perda do apetite, então o ideal é consultar o médico antes de começar a tomar esse medicamento.
Modo de usar
A posologia desse medicamento é de duas colheres de sopa 3 vezes ao dia, antes de cada refeição. Essa é a quantidade média, mas deve fazer as contas considerando 1,3 ml do medicamento para cada quilo. O total vai ser a quantidade que pode tomar por dia.
Água inglesa ajuda a engravidar?
Na bula da medicação não há qualquer recomendação dessa água para facilitar ou promover a gravidez. Na medicina popular, há quem use para fazer uma limpeza no útero, eliminando substâncias que possam estar atrapalhando a gravidez de acontecer.
Então, é uma crença popular, mas mesmo assim a água é contraindicada para gestantes, porque pode levar ao aborto. Logo, existe algum fundamento em tomá-la para limpar o útero, mas isso não tem necessariamente a ver com o estímulo à gravidez.
Contraindicações e cuidados a ter
Como visto acima, essa água é contraindicada para gestantes e também para lactantes. Não deve ser ingerida por crianças com menos de 12 anos, pessoas com gastrite, acidez estomacal, refluxo, epilepsia, síndrome do intestino irritável, problemas gastroduodenais, colite, doença de Crohn, pessoas com doença de fígado e com Parkinson.
Mesmo não precisando de receita para comprar, é recomendado ir ao médico antes de começar a fazer uso, para ter certeza de que não faz parte de algum grupo de risco.
Preço e onde comprar
Esse medicamento pode ser comprado em qualquer farmácia e o preço fica entre R$ 15 e R$ 30 dependendo de onde compra. Mesmo havendo uma tabela, cada farmácia pode ter suas variações de preço.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. Para ajudar a obter os efeitos desejados, lembre-se da importância de manter uma alimentação balanceada e um estilo de vida saudável.