Quando você dá a descarga, a água desce devagar, sem pressão? Desse jeito não pode ficar, pois a descarga não está cumprindo com sua função básica. Então, antes de chamar um encanador, veja se consegue identificar e resolver o problema por conta própria.
Faça um teste de fluxo de água
Encha um balde de 20 litros com água e despeje rapidamente dentro do vaso sanitário, sem deixar derramar. Observe se a água vai embora no fluxo normal.
Se a água descer normalmente, o problema não está no encanamento, mas sim, no fluxo da água na descarga mesmo.
Agora, se mesmo jogando a água do balde, ela demorar para descer, o problema pode ser um entupimento no vaso ou no tubo de drenagem conectado ao vaso.
Problema no fluxo de água na descarga
Em primeiro lugar, veja se o registro que fornece água para a descarga está aberto o suficiente. Abra ele ao máximo e faça o teste, dando a descarga.
Se não for o registro, retire a tampa da descarga e acione a descarga para observar o que está acontecendo lá dentro. Ao dar a descarga, veja se a válvula de palheta ou válvula grande de borracha preta levanta mais do que 2,5 cm a partir do dreno no fundo da caixa.
O problema pode ser na regulagem do braço da boia ou nas guias do clipe que prende a peça preta da entrada de água a uma pequena haste de metal. Mude esse conjunto da peça preta, deslizando-o para uma nova posição, ou reposicione a boia, pois isso vai permitir que entre mais água dentro da descarga e aumente o fluxo. Volte a fazer o teste.
Entupimento na bacia do vaso
Se a água que sai da descarga está com a pressão normal, mas depois que chega no fundo vaso não desce direito, ele pode estar entupido. Tente usar um desentupidor manual para ver se algum objeto foi jogado lá dentro. Bombeie várias vezes seguidas com o desentupidor e veja se resolve.
Entupimento no cano
Se nada for resolvido com o desentupidor manual, o problema pode estar mais ao fundo, lá no cano de drenagem que conecta o vaso ao encanamento do esgoto. Para isso, você pode tentar um produto químico desentupidor, desses que compra no mercado. Ou, pode tentar fazer um gancho com um pedaço comprido de arame e ver se consegue “pescar” um possível objeto preso na parte mais acessível do cano.
Vai precisa de ajuda profissional
Se o problema for um objeto que não vai ser dissolvido pelo produto ou que não pode ser pego com o seu gancho de arame, como um brinquedo de plástico, pode precisar de ajuda de um encanador.
O profissional pode tentar desentupir usando um desentupidor manual de alta pressão ou vai ter que desconectar o sifão, ou mesmo o vaso todo, para ter acesso ao cano e ver o que está causando o problema.