Menu

Agricultor britânico produz vodca a partir do leite de ovelha

Isso sim é aproveitar todos os subprodutos que podem ser criados a partir do produto principal.

Crédito: Pixabay

Publicidade

Bryn Perry, agricultor do condado de Pembrokeshire, no País de Gales, encontrou uma maneira diferenciada de aproveitar o soro de leite que sobra da fabricação de queijos de ovelha em sua fazenda, transformando-o em vodca.

Da vontade de não desperdiçar ingredientes, nasceu a Ewe Whey Vodka, uma vodca incomum. Os açúcares do soro são fermentados como na cerveja e, depois, há a destilação que transforma a bebida.

Apesar do toque cremoso, ele brinca que o resultado não se parece em nada com a bebida milk-shake, que é feita de leite e sorvete, e sua invenção já rendeu um bom reconhecimento. O jovem recebeu o Prêmio Memorial de melhor agricultor emergente do país.

Veja também: Jelly shot: como fazer gelatina turbinada com vodca

Publicidade
Créditos: Reprodução

“Na verdade, é bastante semelhante a uma vodca normal, mas mais suave — algo que você pode desfrutar com um pouco de stilton (queijo azul originário da Inglaterra) e uvas à beira-mar”, ele avalia.

Bryn produz cinco variedades de queijo de ovelha e manda o soro para uma destilaria, que segue a receita secreta da vodca desenvolvida pelo agricultor e sua esposa ao longo de um ano.

“Ambiental, financeiramente, moralmente, não há justificativa para desperdiçar qualquer subproduto agrícola nos dias de hoje”, disse Bryn, à BBC.

Créditos: Reprodução

Segundo ele, o processo é mais ou menos assim: açúcares do soro do leite são fermentados para fazer uma espécie de cerveja, que é então destilada para produzir a vodca pronta.

Publicidade

O soro que sobra é transportado para a destilaria In The Welsh Wind para processamento.

Mas, Bryn destaca: “O processo preciso é um segredo bem guardado – depois de todo o esforço que colocamos nele, não vamos contar a todos como é feito”.

Por enquanto a Ewe Whey Vodka é vendida apenas em mercados de agricultores e na propriedade do casal, no País de Gales.

Publicidade

Fonte: Um Só Planeta

Sair da versão mobile