A agave é uma planta suculenta e suas folhas ficam enormes. A variedade utilizada para fazer o famoso xarope de agave é a azul (Agave tequilana), muito bonita e rica fonte de inulina, uma fibra prebiótica importante para evitar prisão de ventre e síndrome do intestino irritável. Veja mais benefícios dessa planta, na forma de xarope, para a saúde.
Benefícios do xarope de agave para a saúde
O xarope de agave, também chamado de mel de agave, pode ser usado como substituto do açúcar, pois é uma opção com baixo índice glicêmico. Junto a isso, o xarope tem propriedades que ajudam a melhorar a saúde:
Prevenção do envelhecimento precoce
A agave é composta por saponinas, substâncias antioxidantes que ajudam a proteger as células do ataque de radicais livres que aceleram seu envelhecimento, refletindo no envelhecimento precoce do corpo, como rugas e flacidez. Por conta dessas saponinas, o xarope de agave também ajuda a prevenir certos tipos de câncer, como de mama e fígado.
Prevenção da prisão de ventre
A inulina é uma fibra presente na planta e atua em conjunto com os frutanos, que aumentam a colônia de bactérias boas no intestino, favorecendo o trânsito intestinal saudável.
Fortalecimento do sistema imunológico
Dar preferência ao xarope de agave no lugar do açúcar é também contribuir com o fortalecimento do sistema imune por conta da ação anti-inflamatória das saponinas e do aumento de bactérias intestinais boas, promovido pela inulina.
Prevenção da diabetes
Os açúcares naturais da planta ajudam no controle dos níveis de glicose e insulina no sangue, prevenindo a resistência à insulina e diabetes.
Prevenção de doenças cardíacas
As fibras e os antioxidantes presentes na agave diminuem os níveis de triglicerídeos no sangue e de gordura corporal, ajudando a prevenir doenças como aterosclerose e infarto.
Aproveite e veja: Trocas saudáveis nas receitas para quem quer reduzir o consumo de açúcar
Saiba escolher e consumir xarope de agave
A forma de consumo dessa planta é depois de processada, como se encontra nas feiras, supermercados e lojas de produtos naturais.
Mas, na hora de escolher, dê preferência para as versões cruas que são menos processadas e, por isso, preservam suas propriedades que fazem bem à saúde.
O xarope de agave tem uma aparência semelhante ao mel e tem as mesmas finalidades no uso em receitas.
No entanto, lembre-se de adequar a quantidade, pois é um açúcar concentrado e não precisa usar muito. Mesmo sendo saudável, pode prejudicar a saúde se for consumido em excesso.
Contraindicações
Pessoas diabéticas devem ter liberação do médico para usar o xarope de agave e saber a quantidade que deve consumir por dia.
Esse alimento não é recomendado para gestantes e lactantes pelo risco de provocar aborto ou prejudicar o aleitamento.
Em todos os casos, o consumo deve ser equilibrado, pois ainda trata-se de um açúcar que pode causar o efeito contrário aos mencionados, se for consumido em grande quantidade e por um longo período.
Veja também: Excesso de açúcar afeta saúde mental, aponta estudo