Com a chegada do 2º trimestre de gravidez, vêm mais afazeres para si e a sua família, saiba o que fazer para não deixar tudo para a última da hora e manter-se organizada.
A chegada de um novo membro à família pode por tudo de pernas para o ar, mas não se preocupe: aqui vai encontrar tudo o que precisa saber para aproveitar o máximo da sua gravidez.
Faça exercício
Se não começou já, esta é a melhor altura para começar. Uma pequena caminhada ou alguns exercícios de ginástica para gestantes serão o melhor para este período. Manterá a sua saúde e a do seu bebê.
Procure tomar algumas vitaminas
Aconselhamos que consulte o seu médico e pergunte quais as vitaminas que deve tomar.. Isto evitará que possa ter qualquer complicação com a sua saúde.
Informe-se sobre os exames que devem ser feitos nesta fase
Neste trimestre será a altura em que fará os principais exames, como o exame de glicemia e o ultrassom, no qual tudo é analisado e medido para verificar o desenvolvimento do bebê.
Procure roupa de gestante
Pode até não ter ainda uma barriga evidente, mas procure ver roupa para gestante, para se preparar. Pegue emprestado de amigas ou familiares.
Considere contratar alguém para a apoiar no parto
Hoje em dia, contratar uma doula, tornou-se cada vez mais comum entre as gestantes para assegurar um parto natural. Uma doula, ou parteira, a ajudará quando estiver perto do nascimento e estará consigo até no hospital quando estiver tendo contrações. Hospitais consideram que torna o parto muito mais humanizado e muitos dos estados já asseguram os direitos de quem faz este serviço.
Reserve algum tempo para si
Apesar de este tempo ser sobre o bebê e os assuntos relacionados à gravidez, guarde algum tempo para as suas atividades. Vá ao cinema, leia um livro que goste ou saia para passear com uma amiga querida. O importante é também você se divertir e relaxar.
Tenha em atenção a sua hidratação
Se já começou a fazer esta atividade antes, mantenha! Nesta fase é quando a barriga vai esticar mais. Se quiser amenizar, ou talvez até eliminar a hipótese de estrias, capriche no creme e nos hábitos de cuidado com a pele.
Pense nos nomes
Com a ecografia, se o bebê estiver em uma posição que permita, já poderá ver o seu sexo. Este é o momento mais importante para decidir o nome. Pode ser que já ter pensado em alguns antes, mas agora não parecem tão bons. Leve o tempo que precisar a escolher o nome.
Se tiver dúvidas experimente esta pequena atividade: com o seu companheiro escrevam cada um uma lista de 10 nomes e juntos eliminem as hipóteses da lista até chegarem num acordo. O nome é algo importante e que seu filho(a) carregará toda sua vida. Pense bem.
Tenha um plano B no caso de não conseguir saber o sexo
Nem sempre é possível, na hora de fazer a ecografia, conseguir saber o sexo do bebê. Se for esse o caso, não desespere. Tente decorar o quarto num tema mais neutro até ter certeza do sexo. Faça o mesmo com o enxoval. Se você ainda assim se sentir demasiado ansiosa para saber pode sempre fazer outra ecografia.
Compile os seus sonhos estranhos
Durante a sua gravidez vai ter muitos deles. Tente juntá-los num diário ou mesmo em folhas soltas ao acordar. Verá que ao juntá-los terá algo engraçado para recordar mais tarde. Estes sonhos são recordados pois você acorda mais durante o sono, ou seja a meio do tempo dos sonhos. Assim você é capaz de os recordar tão vividamente.
Procure cursos de pré-natal
Estes cursos são importantes para saber mais sobre a sua gravidez e o que fazer depois de o bebê nascer. Confira perto de si que cursos existem e os preços.Muitas maternidades e centros de saúde oferecem estes cursos. Tenha em atenção que alguns são aconselhados para casais – fale com o seu companheiro sobre isso.
Visite maternidades
Esta é a altura certa para saber qual a maternidade para onde quer ir quando chegar a altura. Veja mais do que uma é importante conhecer, e sempre discuta um plano B.
Controle as suas finanças
Com a chegada de mais um membro na sua família vêm também as responsabilidades. Veja também como ficará sua licença maternidade e como serão os seus gastos. Tenha em mente todos os gastos futuros com o bebê, como a babá ou algum lugar onde ele possa ficar, além de comida, roupa e remédios.
Decida onde deixar o bebê
Talvez possa pensar que ainda é cedo para pensar niss,o mas é a melhor altura para decidir com calma e sem pressão. Afinal, depois de ele nascer, uma hora outra, terá que voltar ao trabalho. Saiba quanto tempo a sua empresa lhe fornece de licença maternidade e veja quais as opções disponíveis sobre onde o bebê vai ficar depois que a mesma acabar.
Ponha em prática os planos de obras e o quartinho do bebê
Se tem planos de obras na sua casa, prepare-os agora. Não guarde para depois de o seu bebê nascer, pois acabará por atrapalhar tudo (consegue imagina a combinação obra+bebê pequeno?). Se o que precisa para o quarto do seu bebê vier por encomenda, tenha em vista em que tempo o nascimento do seu bebê vai ser. Por vezes os correios podem atrasar, especialmente perto de feriados ou férias.
Prepare os seus filhos mais velhos
Por vezes com a chegada de um novo irmão(ã) eles podem sentir-se excluídos. Fale com eles e ajude-os a adaptar-se à ideia de um novo membro na família. Isto pode levar tempo e por isso sugerimos que comece agora para não custar tanto depois.
Ajude os seus animais de estimação
Eles, tal como seus filhos, precisam de se acostumar à ideia. Mostre para eles o quarto do bebê e o seu enxoval, e não os deixe sentir-se excluídos. Ensine-os a respeitar o novo membro que vai chegar.
Visite o seu dentista
Nesta altura, é importante fazer um check-up dentário para evitar infeções pois, com a gravidez, sua saúde dentária fica fragilizada. Vigie de perto e higienize mais frequentemente os seus dentes e gengivas.
Organize o seu chá de bebê
Agora que chegou ao meio da sua gravidez, decida se quer realizar o seu chá de bebê e como. Se antes os chás de bebê eram organizados pelas amigas da gestante, hoje cada vez mais a grávida faz parte da organização desta festinha. Escolha o que quer receber e que atividades quer fazer. Aconselhamos a que o realize agora, para não ter que cancelar depois, porque o bebê está vindo.
Mude a sua posição de dormir
Caso durma para cima, tente começar a dormir de lado, preferencialmente para o lado esquerdo, pois o feto recebe melhor os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento
Compile os itens para o seu enxoval
Não se apresse, já que muitas das coisas lhe vão ser dadas. Pesquise bem quando se trata de objetos grandes, como carrinho ou cadeirinha. Existem vários preços e também vários modelos. Escolha o mais adequado para você.
Retire anéis e aliança dos dedos
Nesta altura da gestação é normal que os seus pés e mãos inchem muito, então retire qualquer acessório que tenha nos dedos. Se já tiverem inchado tente tirar de noite e não de manhã. É costume acordar com as mãos mais inchadas.
Planeie uma viagem com o seu parceiro
Antes que comece a pesar a barriguinha, aproveite este tempo com o seu par para uma escapadinha romântica e dar algum tempo para o seu amor. Ele, mais do que ninguém vai necessitar da sua atenção e do seu carinho. Este passeio fará muito bem à vossa relação e fortalecerá os laços.
Descanse o máximo possível
A calma e os momentos de relaxamento são o segredo para uma gravidez tranquila. Também é importante ficar longe de atividades que envolvam esforço físico intenso ou uma situação potencialmente perigosa para você ou o bebê.
Alimente-se bem
Coma alimentos bastante nutritivos que ajudem ao desenvolvimento do seu bebê, uma vez que nesta fase irá necessitar de 300 calorias a mais na sua alimentação.
O que deve fazer durante toda a gestação
Para além deste semestre deve também fazer durante toda a gestação:
Mantenha-se hidratada
Se preferir mantenha sempre uma garrafa de agua à mão. aconselha-se cerca de 8 copos diários de água.
Mantenha a sua forma em dia
Pratique alongamentos, ginástica e alguma caminhada. Quanto mais o fizer, mais saudável será o seu feto
Tire cochilos
Sempre que puder, durma um pouco ao longo do dia. É importante que descanse bastante durante o dia, pois o seu corpo necessitará de mais energia para acolher a nova vida.
Guarde sempre comidas nutritivas consigo
É importante que tenha sempre alguma coisa consigo para ir comendo ao longo do dia. Isto evita que coma muito durante a refeição.
Utilize técnicas de relaxamento
É importante que não desgaste muito durante o seu período de gestação, pois afetará também o seu bebê. Experimente algumas técnicas para relaxar diariamente.
Guarde estes momentos
Todos estes momentos serão lindos de ser recordados quando seu bebê crescer. Guarde estes momentos através de fotos ou textos
Tenha em atenção o seu peso
Tenha em atenção que o peso que ganha ou perde. MAs não fique muito neurótica com isso; apenas vigie a alimentação, para certificar-se de que está comendo coisas saudáveis e sem muitos excessos.
Tire algum tempo para si
Tenha uma sessão de spa ou veja um filme no cinema. Divirta-se enquanto pode, afinal também merece
Partilhe com os seus amigos
Durante a gestação irá passar por muitos altos e baixos. Por vezes, faz bem partilhar com os amigos como nos sentimos. Procure também fóruns de futuras mamães e partilhe suas dúvidas com elas.
Tire fotos
Daí a um tempo quererá recordar todos estes momentos, por isso não se esqueça de tirar fotos de todos os seus momentos e sobretudo da sua barriga à medida que ela vai crescendo. Tem ideias bastante originais na Internet, por que não dar uma olhada? Abaixo tem um video sobre o 2º trimestre de gravidez.Confira!
Fonte: http://gravidez.online/afazeres-2o-trimestre-gravidez/