Uma lição que você deve colocar em prática é afastar as pessoas que não trazem bem algum à sua vida. E, deste modo, dar prioridade e respeito a você mesmo! “Remover amizade” é uma opção disponível nas variadas redes sociais. Na verdade, isso era para acontecer também na vida real, já que existem relações que prejudicam o bem-estar e desenvolvimento pessoal.
Claro que não precisa dizer na cara que já não quer ser amigo dessa pessoa. Basta você deixar de investir tempo e energia com pessoas que não valem a pena. Veja como fazer isso, além de identificar essas pessoas tóxicas que só levam negatividade para sua vida.
Veja também: pesquisa conclui que pessoas acima dos 40 só deveriam trabalhar 3 vezes na semana
Tipos de pessoas tóxicas ou negativas
De acordo com o psicólogo Marcos Lacerda, existem alguns tipos de amizades tóxicas que devem ser afastadas. Claro que isso também pode se expandir para outros relacionamentos, como familiares, trabalho ou até mesmo casamentos. Veja quais são:
Vítima do mundo
Sabe aquela pessoa que sempre que chega perto, se lamenta de tudo e todos? Ela espera seu consolo, orientação e, claro, sua energia. Ela só enxerga seu próprio sofrimento e nunca pergunta como anda o seu mundo.
Claro que não se está falando daquela pessoa de longa data que está atravessando um momento difícil da vida, mas sim dos que nunca sequer se interessaram por nada além do próprio sofrimento.
Crítico profissional
Tudo bem ter opiniões diferentes. É até saudável, porém se deve rever quando as coisas tomam outras proporções. Se tudo o que ela diz é para contradizer e refutar todos os seus pontos de vistas, projetos e pensamentos, atenção!
Os críticos sempre têm algo a acrescentar, dizendo o quão ruim é você ou são as suas ações. No final, você já não quer compartilhar nada, se sente inseguro, com pouca confiança em si e inibido para falar suas ideias. Olha o sinal vermelho aí!
Dependente eterno
Observe que não se está falando daquelas pessoas que, às vezes, precisam de uma segunda opinião. Mas se para cada decisão – até as ridiculamente pequenas – te pede um direcionamento, cuidado. Ainda pior é que se mostra magoado e até irritado se você não atender a todas as suas demandas. Um verdadeiro ralo de energia.
Invejoso
Ele pode até tentar disfarçar, mas nunca fica feliz de fato com suas conquistas – sejam elas pequenas ou grandes. O invejoso vai criticar também e tentar diminuir as coisas boas da sua vida, simplesmente porque não conseguiu ter o mesmo. Com o tempo, eles vão te fazendo perder o entusiasmo em cada conquista, atrapalhando até mesmo o crescimento.
Manipulador
Excelentes comunicadores, extrovertidos e aparentemente muito empáticos, os manipuladores sabem parecer grandes amigos e parceiros. Eles vão usar tudo o que sabem sobre você para conseguir manipular seus sentimentos e ações, a fim de atingir o que eles querem. Normalmente tiram proveito dos outros e nunca dão nada (ou quase nada) em troca.
Pessimista
Oh vida, oh dor… Como é terrível ter alguém pessimista ao seu lado. O tempo inteiro você vai ouvir reclamação sobre o país, as pessoas e até mesmo pequenos detalhes como o canto dos pássaros. Ao chegar no mesmo ambiente que você, já dá para sentir o clima mais pesado e aquele pensamento “ah… lá vem ele”. Por serem tão negativos, acabam reduzindo a autoestima e estimulam pensamentos negativos e até depressão em pessoas saudáveis.
Como se afastar de pessoas negativas
Como o psicólogo afirmou, é importante se afastar desse tipo de pessoa. Claro que, muitas vezes, basta querer se afastar e pronto, mas outras vezes a coisa é mais complexa. Pode ser um familiar, uma pessoa do trabalho ou até um relacionamento amoroso, com filhos envolvidos, por exemplo. Então o que fazer?
Estabeleça limites
Agora que você já conhece as características e estabeleceu um padrão de comportamento, tenha limites. Diga não ao amigo carente, ignore as críticas do invejoso ou crítico, não se permita manipular – e não dê mais motivos para fazer isso.
Corte os assuntos que não interessam e contaminam o seu dia e foque no que tem que resolver. Eles vão tentar testar seus limites, é normal, mas se mantenha firme, sem criar inimizades.
Se dedique aos bons amigos
Ao mesmo tempo em que as pessoas tóxicas podem sugar sua energia e afetar a autoestima, boas companhias tendem a compartilhar coisas boas. Leve sua alegria e satisfação para onde ela se multiplicará e reabasteça as energias com pessoas realmente queridas.
Pode notar que serão poucas as pessoas que fazem a diferença na sua vida, mas serão elas que merecem um lugar de importância no seu coração. Na vida real, não colecione muitos amigos, como nas redes sociais. Dê prioridade a quem sabe estabelecer uma relação sincera com você, em que o que importa é a reciprocidade de sentimentos.
Importe-se com o que te faz feliz
É natural que, com o avançar da vida, pessoas que eram importantes para você o tenham deixado de ser. Na verdade, pode ser doloroso ter de deixar ir alguém que até significou muito. Pode levar tempo, mas nesses momentos deve pensar que, quem realmente importa, acima de tudo, é você e o seu amor-próprio.
Agora a dica mais valiosa: importe-se com o que te faz feliz. Muitas vezes, na correria da vida, as pessoas esquecem de fazer o que amam. Seja cuidar de uma planta, tomar um banho mais longo, fazer as unhas, ler um bom livro… Invista tempo e dinheiro em você, foque também na sua relação consigo, se fazendo a melhor companhia. E se tiver algum relacionamento tóxico por perto, se proteja. Veja como identificar: