misturinhas para afastar gatos cães e insetos
Crédito: Freepik

Misturas caseiras para afastar mosquitinhos, cães e gatos das suas plantas

Evite pragas e que os seus pets comam as folhas das suas plantas usando essas receitinhas simples e eficazes

Publicidade

Quem tem plantas dentro de casa ou o jardim quer mantê-las sempre bonitas e saudáveis. Mas com cães e gatos curiosos, esse pode ser um desafio. Sem falar nos mosquitinhos que ficam rodeando as plantas e podem se tornar pragas. Uma das formas de lidar com esses inconvenientes é aprendendo receitinhas caseiras bem simples para borrifar nas plantas e manter cães, gatos e mosquitinhos bem longe.

Spray de cravo e canela

A primeira receita é com um aroma que é gostoso para as pessoas, mas é repelente para os animais, pois é forte. Não tem medida exata. Em um borrifador, coloque um pouco de álcool 70%, alguns cravinhos, algumas ramas de canela e um pouquinho de óleo mineral. Deixe a mistura descansando dentro de um local escuro e seco durante uma semana. Depois, borrife na terra das plantas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por MeuApartamentinho (@meuapartamentinho) em

Misturinha de alho com pimenta

Os cheiros mais fortes geralmente conseguem manter longe das plantas os insetos e também os animais de estimação. Essa outra receitinha, compartilhada do canal Somos Verdes, vai atuar ainda contra as pragas, tipo as cochonilhas.

Ingredientes

Pimenta vermelha cortada: 250 gramas;
Alho: 2 cabeças;
Sabão de coco: 2 colheres (sopa);
Água: 2 litros.

Publicidade

Modo de preparo

  1. Rale o sabão de coco até obter as 2 colheres de sopa.
  2. Coloque no liquidificador a água, os dentes de alho das duas cabeças (podem ficar com a casca), a pimenta cortada em partes menores (melhor com as sementes) e o sabão ralado.
  3. Bata bem até formar uma mistura homogênea.
  4. Passe a mistura por uma peneira e coloque a parte coada de novo no liquidificador.
  5. Adicione o outro litro de água e volte a bater.
  6. Passe a mistura por um pano fino, tipo de prato, para coar de novo e deixar bem líquido, evitando que cause entupimento no borrifador. Esprema bem o pano até sair todo o líquido.
  7. Coloque o líquido coado em uma garrafa pet e vá usando aos poucos, em um pulverizador, misturando um pouco do líquido repelente com um pouco de água, meio a meio.
  8. A aplicação pode ser feita a cada 15 dias, em toda a planta. Se for consumir a planta, pare de aplicar a mistura 20 dias antes da colheita e lave bem antes de consumir.

Vermiculita aromatizada

vermiculita com citronela
Crédito: West Garden

Se você não gosta de ficar fazendo misturas de ingredientes, nem de ficar aplicando todos os dias nas plantas, uma dica bem legal é comprar uma vermiculita com aroma de citronela. A vermiculita é uma pedrinha bem pequena que geralmente se mistura no substrato para ajudar a manter a terra úmida.

Quando regada, ela incha e vai liberando água aos poucos para as raízes. Mas, nesse caso, você pode colocar um pouco de vermiculita na parte de cima da terra para decorar o vaso e liberar o aroma de citronela com mais intensidade. Esse aroma é gostoso para os humanos, mas repele cães, gatos e pernilongos. Ou seja, ainda serve como repelente para proteger a sua pele.

PODE GOSTAR TAMBÉM