Quem acompanha o Dicas Online sabe que um de nossos lemas é ECONOMIZAR! E temos a melhor dica para poupar na cozinha: você pode reaproveitar o dejeto orgânico para fazer adubo e deixar as plantinhas mais nutridas com as cascas de ovo que iam pro lixo.
Se você gosta de cultivar vegetais em casa e tem dificuldade de encontrar fertilizantes baratinhos (e que não vão intoxicar seus animais), a casca de ovo é uma excelente opção, pois é rica em cálcio, potássio e magnésio, extremamente importantes para a nutrição do solo e o desenvolvimento das plantas.
Você sabia?
Quando estão assentadas diretamente no solo, as plantas recebem todos os nutrientes necessários via natureza. Quando crescem em vaso, com intervenção humana, é necessário dar uma mãozinha ao universo e fazer com que essas substâncias cheguem até às raízes por meio da adubação.
É aí que entram as nossas casquinhas vitaminadas! Aprenda a forma correta de tirar o melhor proveito delas:
- Primeiramente e muito importante: as cascas devem estar totalmente secas e sem resíduos de clara ou gema por dentro. Para isso, seque-as ao ar livre, em contato com o sol, ou mesmo dando uma esquentadinha no forno;
- Triture as cascas no liquidificador ou processador de alimentos. Espalhe o pó, usando a proporção de 1 grama para cada quilo de solo. Tenha cuidado para não pôr casca demais e tornar a terra muito alcalina, pelo excesso de cálcio – ao invés de ajudar, só vai atrapalhar o amadurecimento da planta;
- Outra técnica boa é colocar as cascas inteiras diretamente no solo, enterrando-as no vaso ou próximo à planta já crescida;
- Se o ovo tiver sido partido ao meio, uma ideia é encher cada parte da casca com terra, plantando as sementes diretamente nelas. Quando germinarem, transfira o broto com as cascas para o chão ou vaso. As cascas servirão como fertilizante enquanto as plantas crescem.
A vantagem dos fertilizantes naturais é que não empobrecem o solo e nem destroem a plantação a longo prazo. Mas atenção! O adubo de casca de ovo deve ser usado apenas a cada 6 meses, justamente para evitar o excesso de cálcio no solo, que citamos anteriormente. Eita, substância poderosa!
Veja também: Use a casca de ovo como fonte de cálcio
Assim, pode ser que demore um pouquinho mais a obter os resultados, mas para ter a tranquilidade de não utilizar veneno na sua horta, compensa, não é?