As orquídeas são plantas muito populares e valorizadas. Seu cultivo é demorado até a floração de um broto, por isso há quem considere uma verdadeira arte cuidar dessas plantinhas. Se você também é um apaixonado, precisa conhecer uma etapa muito importante para a saúde da planta: como adubar orquídeas.
Essas plantas são capazes de absorver nutrientes tanto pela raiz quanto pelas folhas, o chamado adubo folhar. Esse é o melhor método de aplicação do adubo, pois é uma forma mais eficaz de absorção dos nutrientes.
Também pode-se usar substrato, que irá liberar nutrientes na água da planta, mas é necessário reforçá-lo junto com adubo, que pode ser mineral (químico), orgânico ou misto. Confira agora um pouco sobre cada tipo de adubo e como realizar o processo.
Como adubar orquídeas passo a passo
A composição básica do adubo é nitrogênio, fósforo e potássio. O nitrogênio tem a função de auxiliar no crescimento da planta. O fósforo atua fornecendo energia e agindo nos processos de floração, frutos e sementes. Já o potássio vai auxiliar no armazenamento da energia e na retenção de água.
É importante saber utilizar os nutrientes adequados para cada fase da planta. Quando ela for jovem, utilize adubo com mais nitrogênio. Quando estiver perto da floração, use com mais fósforo. Fora da floração pode ser uma quantidade equilibrada entre os nutrientes.
Adubo mineral (químico)
Os adubos minerais são baratos e práticos de utilizar, sendo encontrados em diversas lojas. Eles fornecem os três tipos principais de nutrientes para adubar orquídeas: nitrogênio, potássio e fósforo. Mas como as plantas requerem uma variedade maior do que isso, é preciso complementar e buscar opções com vários nutrientes além desses.
Além do mais, não se deve utilizar adubo químico em excesso, pois pode danificar a planta. Isso ocorre pois o adubo mineral deixa uma quantidade exagerada de sais no substrato. Uma solução pode ser passar bastante água pelo substrato uma vez ao mês, eliminando o sal excessivo. Porém uma opção melhor é o adubo orgânico, caso você não tenha muita prática ainda.
Outra dica é dar preferência para adubos solúveis que são colocados na água da rega. A planta irá absorver melhor os nutrientes, sem ficar um excesso de adubo em cima do substrato.
Adubo orgânico
No adubo orgânico, os nutrientes serão absorvidos pela raiz da orquídea quando os componentes do adubo se decompuserem. Dessa forma, a liberação de nutrientes é mais lenta e contínua, respeitando a natureza dos componentes.
Mesmo sendo orgânico, esse tipo também não pode ser aplicado em excesso por causa dos ácidos liberados durante a decomposição. Esses ácidos prejudicam as raízes, quando em grande quantidade.
A vantagem é que se você utilizar apenas adubo orgânico na quantidade adequada, não ocorrerá a mesma salinização do substrato como ocorre com o adubo químico.
Os tipos de adubo orgânico mais comuns – e facilmente encontrados nas lojas – são farinha de osso, torta de mamona e bokashi. A farinha de osso e a torta de mamona costumam ser usadas juntas, em partes iguais. O bokashi é uma mistura de diferentes tipos de adubos orgânicos. Há ainda os adubos feitos de esterco de vaca, de cama de aviários e outras fontes naturais.
O tipo de adubo misto também pode ser uma boa opção, já que traz os benefícios dos dois tipos. Depois de conhecer os tipos de produtos para adubar orquídeas, veja o passo a passo de como proceder:
Passo 1: prepare o adubo
Coloque água em um borrifador e faça a mistura com o adubo conforme as recomendações da embalagem.
Passo 2: aplique o adubo na planta
Pode-se aplicar o adubo em toda a planta: folhas, raízes e bulbos, para uma absorção completa. Menos nas flores. Se fizer adubação pelas folhas, é preferível que seja em horários mais amenos do dia. Se for adubação na raiz, não importa o horário.
Passo 3: faça uma rega
Para plantas mais novas, faça uma rega para ativar o fertilizante. Assim ele irá começar a liberação nos nutrientes para que a planta possa absorver. Em plantas bem desenvolvidas pode-se aplicar mais uma vez o adubo cerca de dez ou quinze minutos depois, sem a rega.
Passo 4: repita a adubação conforme a recomendação
Pode-se adubar orquídeas com adubo químico a cada quinze dias, de acordo com as recomendações da embalagem. Com adubo orgânico deverá ser conforme recomendado na embalagem, não havendo um período fixo, pois depende do adubo. O fato é que demora mais para precisar adubar do que com o adubo químico, devido ao processo de decomposição dos componentes.
Veja também: Adubos caseiros para turbinar o crescimento das suas plantas
Como fazer adubo para orquídeas caseiro
Uma ótima opção para adubar orquídeas é fazer o seu adubo em casa, com fontes orgânicas e ricas em nutrientes.
Adubo líquido
Confira o que vai precisar para fazer um adubo líquido para borrifar nas suas orquídeas:
Materiais
- Cascas de ovo: 8 unidades;
- Água: 350 mililitros;
- Talco: 1 colher de sopa;
- Canela em pó: 2 colheres de sopa;
- Pó de rocha (comprado em lojas especializadas): 1 colher de chá;
- Farinha de osso (comprada em lojas especializadas): 1 colher de chá;
- Torta de mamona (comprada em lojas especializadas): 2 colheres de sopa.
Modo de preparo
1. Em um liquidificador, coloque as cascas dos ovos e bata muito bem para que virem um pó. Cuidado ao abrir, pois irá sair uma fumaça.
2. Coloque o pó de cascas sobre um pedacinho de pano TNT, deixando uma sobrinha dentro do liquidificador.
3. Em seguida, coloque no liquidificador a água, o talco, a canela, a farinha de osso, o pó de rocha e a torta de mamona.
4. Bata todos os ingredientes, coe e a parte sólida que sobrou após coar pode utilizar em um canteiro.
5. A parte coada, líquida, deverá diluir 1 parte de adubo para 10 partes de água, por isso ele rende bastante.
6. Após fazer a diluição é só aplicar nas plantas uma vez por semana.
Adubo sólido
Agora veja como fazer um adubo sólido, usando aquelas cascas de ovos pulverizadas na receita anterior. Essa dica é para quem não tem muito tempo ou esquece de regar as plantas, pois é mais fácil de manter.
Materiais
- Cascas de ovos pulverizadas: 1 colher de sopa cheia;
- Farinha de osso: 1 colher de sopa cheia;
- Pó de rocha: 1 colher e meia de sopa cheia;
- Torta de mamona: 1 colher e meia de sopa cheia;
- Canela em pó: 2 colheres de sopa;
- Talco: 1 colher de sopa.
Modo de preparo
1. Coloque todos os ingredientes no mesmo pedaço de TNT em que estão os ovos pulverizados.
2. Faça uma trouxinha com o TNT, prendendo com um elástico.
3. Coloque a trouxinha no vaso da planta e borrife bastante água para ativá-lo. Esse processo com adubo seco pode ser feito uma vez por mês, mas a rega é feita semanalmente. Só troque por uma trouxinha nova quando a atual estiver vazia.
Agora que já sabe como adubar orquídeas, aproveite e veja também como plantar e cultivar hibisco em casa.