A importância da alimentação saudável está em todos os sites, jornais e artigos, mas nem sempre é fácil se alimentar da maneira correta. Mesmo quando estamos decidimos a seguir esse estilo de vida podemos ser enganados por compostos que você não fazia ideia que estão na sua comida e prejudicam seu organismo. Confira cinco deles que podem causar danos cerebrais.
Alumínio
O difícil é encontrar na cozinha algo que não possua esse elemento. Antiácidos, fermento em pó desodorante e até mesmo na água! O excesso de alumínio já foi ligado ao desenvolvimento de Alzheimer, mas ainda não existem comprovações cientificas suficientes para tal afirmação. Aposte em alimentos que tenham acidez, como o tomate que é capaz de limpar os vasos sanguíneos.
Glutamato de monossódico
É um realçador de sabor que faz muito mal a saúde, está presente em diversos preparos e é muito utilizado na culinária asiática. Alguns dos sintomas associados ao seu consumo são enjoo, cefaleia, vertigem e vômito. Ao ser ingerido, o glutamato se transforma em excitotoxina e ela mata células nervosas localizadas no cérebro. Na gravidez é um risco enorme para os fetos em desenvolvimento pois acabam ficando expostos a problemas neurais irreversíveis. Além da comida chinesa, ele também é encontrado em industrializados, enlatados e temperos.
Sucralose
Usado para substituir o açúcar refinado, ele auxilia a perda de peso, mas faz mais mal do que o próprio açúcar. Ele se transforma em clorocarbono e intoxica o organismo. Desencadeia enxaquecas, depressão, ansiedade e afeta a saúde do cérebro. Ele extermina praticamente metade das bactérias benéficas que ficam no intestino e propicia o crescimento desenfreado das bactérias ruins, causando desequilíbrio no humor e atingindo o hipocampo. Substitua por stévia, agave ou mel.
Aspartame
Está em refrigerantes diets e alimentos ditos sem açúcar. Apesar de fornecer um número menor de calorias para o corpo, ele também prejudica muito mais a saúde do que o açúcar branco. Uma pesquisa feita com ratos concluiu que os que consumiram aspartame, tiveram convulsões e desenvolveram tumores no cérebro.
Diacetil
Sabe aquela pipoca de micro-ondas deliciosa? Pois é, tem diacetil. As amanteigadas com aquele cheirinho delicioso, por exemplo, só enganação, todo aquela gostosura é composta de aroma sintético feito com esse perigoso elemento. Ele penetra no cérebro e causa a aglutinação beta-amilóide, esse sim já ligado diretamente ao desenvolvimento do Alzheimer. Faça a opção pela boa e velha pipoca de panela e se desejar, derreta uma manteiguinha e coloque por cima.
Leia o rótulo antes de consumir algum alimento e o mais importante tente ingerir menos industrializados! Sua saúde agradece! Compartilhe essa matéria!