O adestramento de cães faz bem aos donos e aos animais. É uma forma de ajudar o cachorro a organizar a mente, compreender as regras da família fazendo parte delas e a sentir-se mais útil. O adestramento vai ajudar o cão a ser mais ativo, pois estimula o raciocínio do animal. Para os donos também só há benefícios, já que a convivência com o bichinho se torna muito mais agradável, tranquila e segura.
Mesmo que seja tão comum fazer o adestramento de cães com um profissional, você também pode fazê-lo em casa, por conta própria. Mas vai precisar ter paciência, pois é como educar uma criança. Leva tempo e você precisa aplicar os métodos corretos, não apenas na hora dos exercícios, mas sim na rotina de modo geral.
Como adestrar um cachorro: passo a passo
O aprendizado do cão não acontece apenas quando você chama ele para fazer os exercícios de adestramento. Para que ele preste atenção e aprenda, precisa haver o momento de atenção, de descontração e de descanso. Então, com essas regrinhas em mente, veja a seguir um passo a passo simples do adestramento de cães.
1. Defina rotinas e horários
O primeiro passo para o adestramento de cães é definir rotinas e horários para tudo. O cão precisar ter horário para comer, para passear, para dormir e para treinar as técnicas específicas do adestramento. Assim ele vai acostumar com o momento que precisar estar atento ao aprendizado.
2. Leve o momento do treinamento a sério
Quando chegar o horário do treino diário para as técnicas específicas de adestramento, mantenha o foco no exercício, como se estivesse em um curso. O cão deverá estar alimentado e descansado para que consiga ter mais atenção.
Perceba por quanto tempo o seu cão consegue se manter atento aos exercícios. Geralmente, depois de 15 ou 20 minutos já é hora de parar e ir para o descanso ou qualquer outra atividade do dia.
3. Comunique-se e defina comandos
Em todas as “aulas” que fizer com o seu cão, utilize os mesmos tipos de comandos de voz e movimentos corporais. Fale com ele do mesmo jeito, crie o máximo de rotina possível para que fique gravado na memória dele o que cada comando significa.
Fale com o cão de modo firme, mas sem gritar. Ele precisa entender o que cada tom de voz que dizer. Utilize movimentos definidos com o seu corpo para ele sempre identificar o que cada movimento quer dizer.
Repita os comandos e movimentos algumas vezes para ele ir acostumando e não fique frustrado se não funcionar nas primeiras vezes, o que pode até levar dias. Não brigue com o cão. Mas quando ele acertar, elogie e dê uma recompensa.
4. Escolha recompensas
As recompensas são uma ótima maneira de estimular o cão a fazer o que você quer. Com o tempo não serão mais necessárias, mas pode mantê-las como um agrado, sem exagero.
Essas recompensas normalmente são ração ou biscoitinhos, que devem ser dados um de cada vez sempre que o cachorro obedecer a um comando. O carinho também é essencial nesse momento, mas sem dispersar a atenção do exercício.
5. Faça passeios diários
Não leve seu cão para caminhar só até na esquina para fazer xixi e voltar para casa. Ele precisar de passeios longos para se exercitar e gastar energia. Escolha horários em que não esteja nem muito frio, nem muito quente.
Se ele ainda não estiver acostumado com a rua, escolha horários de pouco movimento. O tempo do passeio vai variar conforme a idade, o porte e a saúde do cão.
6. Permita que o cão socialize
A socialização é essencial para que o seu cão pratique o adestramento fora de casa e na presença de outras pessoas ou animais. Ele precisa estar acostumado com todo tipo de ambiente para não estranhar.
Então quando ele já estiver acostumado com os principais comandos, leve-o para passear em locais mais movimentados e diferentes do que está acostumado.
Benefícios do adestramento
Os benefícios do adestramento de cães são todos os possíveis. Um cão adestrado é um cão que consegue se comunicar com o dono. É um animal mais obediente e calmo. E não pense que ele vai estar infeliz por agir de acordo com os comandos que recebe. Pelo contrário, os cães esperam receber comandos e perceber que seus líderes estão felizes com a atitude da obediência.
O adestramento não serve para punir ou bloquear os instintos do cão. Apenas para que ele mesmo entenda como é que funciona a vida na sua “matilha” em casa. Então, ao ser bem adestrado, seu cão será mais tranquilo e feliz, e você também, pois a convivência com ele será mais agradável, seja em casa ou em locais públicos que quiser frequentar com ele.
Idade ideal para iniciar um adestramento
Ao pensar em adestramento de cães, muitas pessoas remetem apenas aos exercícios para dar comandos de sentar, deitar, esperar e fazer truques. Mas o adestramento equivale à educação humana. Deve começar desde que o cão nasce ou quando chega na sua casa.
O que faz diferença é o nível do adestramento, de acordo com a idade do cão. Mais uma vez, deve-se levar em consideração a educação humana. Você só vai ensinar a um bebê o que ele é capaz de aprender. Com o cão filhote é a mesma coisa. Não deve esperar dele mais do que pode fazer quando ainda está formando a sua percepção do mundo.
Por isso com um cão filhote você pode começar pelas regrinhas mencionadas anteriormente sobre estabelecer uma rotina de horário para passear, para comer, para dormir e para outras atividades. Esse é o primeiro passo.
Conforme ele for crescendo, você vai inserindo momentos de adestramento mais específicos e mais sérios, o que equivale para os humanos à educação escolar. Assim, gradualmente, ele vai aprendendo a ser uma criança, um jovem e um adulto cada vez mais educado e “civilizado” dentro do que se espera do seu comportamento canino.
Agora que já sabe tudo o que deve incluir na rotina do seu cão para adestrá-lo com sucesso, confira no vídeo abaixo um exemplo de adestramento incluindo os comandos básicos de “junto”, “fica”, “senta” e “deita”. Observe como o adestrador faz movimentos específicos com as mãos e dá comandos de voz bem definidos para o cão entender.