Às vezes você se muda para uma casa com azulejos que não são do seu agrado. Outras vezes você só quer dar um novo visual para o ambiente, mas, não vale a pena começar uma pequena obra para trocar os azulejos. Então, a opção do adesivo de azulejo é bem interessante.
Qual tipo de adesivo escolher?
É importante saber que o adesivo de azulejo não é o mesmo papel de parede que você coloca nas paredes de madeira ou alvenaria.
Esse tipo é próprio para paredes de azulejo, que costumam ser na cozinha, banheiro e lavanderia, áreas da casa que são mais úmidas e até engorduradas.
Por isso, eles são feitos de um material mais resistente, e são esses que você deve escolher. Agora, quanto aos modelos, fica a seu critério, de acordo com tipo do seu azulejo e o seu gosto.
Existem os adesivos inteiros e os individuais, de 15cm x 15cm, que você pode escolher se tiver azulejos nesse tamanho e quiser que os rejuntes continuem aparecendo.
Vantagens
Ao optar pelo adesivo de azulejo ao invés de trocar os azulejos, você só tem vantagens:
- Custa muito mais barato do que arrancar e trocar azulejos;
- É fácil de limpar;
- Pode trocar por outro modelo quando quiser;
- São várias cores e estampas para escolher;
- É rápido de aplicar, não precisa contratar empresa especializada.
Serve para piso de azulejo?
O adesivo de azulejo é feito para paredes, pois se colocar no piso desgasta bem mais rápido e pode começar a soltar nos cantinhos conforme a sujeira do dia a dia for entrando por baixo da cola. O ideal é usar apenas na parede para evitar ter que trocar em pouco tempo.
Mas, se quiser fazer o teste em um piso de azulejo, o máximo que vai acontecer é perder o investimento em poucos meses. A dica, nesse caso, é testar em uma área bem pequena para não gastar vários metros de adesivo e se arrepender logo depois.
Se quiser fazer uma mudança no seu piso, sem ter que trocar as peças, veja ideias de pisos pintados.
Como é a manutenção?
A manutenção é tão simples quanto limpar uma parede de azulejo comum. Com uma esponja ou pano umedecido com água e detergente você já consegue fazer a faxina semanal, removendo a poeira, manchas de umidade e de gordura.
Não use produtos químicos fortes ou abrasivos, pois o revestimento vai desgastar mais rápido. O ideal é limpar toda semana com água (pode ser morna) e detergente, para evitar que a sujeira acumule e fique mais difícil de remover.
A água deve estar no pano ou na esponja. Não borrife ou jogue água direto sobre o revestimento para evitar que fique encharcado e se solte com mais facilidade.
Cuidados e passo a passo para aplicar adesivo de azulejo
- O processo todo começa com a compra dos adesivos. Primeiro, tire a medida da parede que você quer revestir.
- Depois, faça orçamento em lojas físicas ou lojas online de boa procedência, que tenham boa reputação (comentários positivos de clientes satisfeitos).
- Quando seu adesivo chegar, prepare a parede: retire tudo o que estiver na parede, inclusive as tomadas, para dar um bom acabamento. Então, faça a limpeza da parede com pano umedecido em água e detergente neutro.
- Em seguida, vá aplicando o adesivo com cuidado, de baixo para cima, e usando um rodinho (desses de pia) para alisar o adesivo, evitando criar bolhas.
- Se algum azulejo estiver trincado, primeiro conserte, pois se o adesivo não for tão resistente, o trincado vai aparecer por cima do adesivo e poderá até causar infiltração com o passar do tempo.
Veja, no vídeo abaixo, todos os detalhes de como aplicar adesivo de azulejo na parede da cozinha.