O que aconteceria com seu corpo se, a partir de agora, você não comesse mais açúcar? É isso o que vamos te mostrar em detalhes nesse artigo.
Sei que as vezes é difícil ficar sem um docinho depois do almoço, mas faça esse teste para ver se os resultados funcionam para você também! Falamos aqui principalmente do açúcar branco, mas pode ser estendido ao demerara e ao mascavo também.
O que o açúcar faz no organismo
Alimento para as células de câncer, ele diminui sua disposição geral, depois do pico de energia e aumenta o acúmulo de gordura.
Um veneno que pode colaborar para hipoglicemia, diabetes, acidez estomacal, destrói as bactérias boas do intestino, acidifica o sangue, enfraquece os ossos e o sistema imunológico, altera o equilíbrio hormonal e mais.
Será que aquela sobremesa vale isso tudo? Ainda acha que sim? Então vamos avançar juntos na leitura.
Benefícios de se parar de ingerir açúcar
Então, vamos ver como seu corpo vai reagir caso você deixe o açúcar de lado.
1. Pele
Sua pele está sem vida e flácida? Pode ser o açúcar. Ele se liga às fibras de proteína, deixando-as menos saudáveis.
Quando seu organismo está intoxicado, um dos primeiros avisos é a pele, que perde o brilho e pode ficar repleta de cravos e espinhas.
2. Desempenho
Seu desempenho, seja em atividades esportivas ou intelectuais, irá aumentar exponencialmente. Benefícios que vão desde a concentração até a energia de longo prazo e disposição são algumas características que você vai reconhecer no processo.
3. Ansiedade
Você já ouviu falar em vício por açúcar? Saiba que é real, tanto que a redução tem que ser gradual, para não sentir os sintomas de abstinência como dor de cabeça, fome fora do normal e muita ansiedade.
O açúcar ativa uma parte do cérebro relacionada ao prazer, causando dependência a longo prazo. Já reparou que quando você tenta fazer dieta, a maior vontade é de comer doces ou alimentos que contenham açúcar na composição?
Então, assim como um fumante fica ansioso entre uma tragada e outra, para evitar a ansiedade entre um doce e outro, elimine esse vício da sua vida e tenha mais tranquilidade.
4. Cólica
Além de inflamar seu corpo, ele causa inchaço. Unindo esses pontos às alterações hormonais que acontecem no seu corpo durante a menstruação, os resultados não podem ser favoráveis, não é mesmo?
5. Apetite
Aleptina é o hormônio responsável por regular o apetite. O consumo de açúcar inibe sua produção, lhe dando a impressão de que nada é o suficiente.
Já aconteceu de você comer bastante mesmo, estar com o estômago lotado e ainda ter aquela sensação de fome? É a falta da aleptina.
Então, quanto menos açúcar você consumir, menor será a presença da falsa fome, e assim fica muito mais fácil se manter saudável e emagrecer.
6. Resistência e vitalidade
A partir do momento em que você não bombardeia seu organismo com venenos, ele fica mais disponível para a manutenção da sua saúde, então a ausência de açúcares processados facilita o funcionamento do mesmo e garante maior resistência às doenças.
Com relação à energia e vitalidade, o açúcar é uma bomba de energia instantânea, que detona o funcionamento normal do organismo. Procure boas fontes de energia, como oleaginosas e integrais.
7. Fígado saudável
O açúcar é danoso para todo o organismo, mas um dos órgãos que mais sofre é o fígado. Ele tem que processar esse veneno todo. Imagine o quanto de açúcar se ingere por dia – agora pense no seu fígado tentando processar tudo.
Eliminar essa toxina do seu corpo vai desobstruir seu fígado, deixando seu corpo mais forte e sua pele muito mais bonita.
8. Dormir melhor
Quando você aumenta o nível de glicose, reduz a quantidade de hormônios que te ajudam a dormir. Simples não é?
9. Emagrecer
Esse é obvio, não é? Mas quando se tem uma alimentação mais natural, as coisas funcionam melhor. A gordura abdominal, principal alvo do açúcar, será reduzida drasticamente, além da gordura corporal.
A disposição vai aumentar, te dando mais vontade de fazer atividades físicas, facilitando o processo de emagrecimento.
E então, o que achou? Vale a pena, não é? Comece com pequenos passos, nada radical pode surtir efeito a longo prazo. Elimine o açúcar em uma das refeições secundárias – lanches – e vá aumentando gradualmente.
Substitua inicialmente, o açúcar por um adoçante mais natural, como a stevia ou sucralose. Vá reduzindo aos poucos, até se acostumar com o sabor natural dos alimentos.
Escolha sucos que não precisem ser adoçados, como laranja, abacaxi, melão, melancia etc. No processo de adaptação isso ajuda muito!
Sabia que a canela tira a vontade de comer doce e ainda é super saudável e termogênico? Abuse do seu uso!