Nos dias de calor é impensável, mas há quem decida pular e mesmo adiar o banho quando as temperaturas caem. A verdade é que, o hábito do banho diário varia conforme a cultura.
E mesmo o efeito do mau cheiro é consequência da ação bacteriana no corpo. É preciso limpar a camada de bactérias que fica depositada no corpo porque, em excesso, podem causar problemas.
Segundo pesquisadores, há pelo menos mil tipos de bactérias habitando naturalmente em nosso corpo. O espaço também é dividido com outros quase 80 tipos de fungos. Eles estão lá, fazem parte do equilíbrio, mas a quantidade pode aumentar sem a limpeza permanente.
A combinação de água corrente e sabonete é perfeita para manter esse equilíbrio.
Mas qual o problema de pular os banhos?
O resultado se mostra em irritações na pele e até em infecções causadas por fungos.
Mesmo o mau cheiro das bactérias já resulta em uma forma de alerta. Esses microrganismos podem gerar até 30 tipos diferentes de odor.
Há situações em que, claro, o banho é dificultado. Estão aí pessoas doentes, que precisam de uma estratégia eficaz para a limpeza do corpo. A mais usada é a aplicação de lenços umedecidos para garantir a higiene.
Entre as situações transitórias estão os acampamentos. Também é recomendado usar lenços umedecidos se for preciso ficar longos períodos sem banho. Estar limpo também é um importante sinal de saúde.
Gostou dessa dica? Então compartilhe