A carne de porco às vezes é um prato mais pesado, pois alguns cortes contêm bastante gordura. Por isso as opções de acompanhamento para carne de porco devem equilibrar o menu, sendo mais leves. Esse tipo de carne tem um sabor bem característico, mas é o tempero que vai definir sua intensidade. Se vai servir carne de porco como prato principal, veja o que pode preparar como acompanhamento.
7 Receitas de acompanhamento para carne de porco
Lombo de porco assado, rolo de carne com bacon, bifes grelhados ou como preferir servir a carne de porco, veja agora ideias de acompanhamento que satisfazem todos os menus e paladares.
1. Purê de ervilhas
Para quem é habituado a comer purê só de batatas, essa é uma receita interessante para servir com a carne de porco. Os sabores harmonizam bem, e o prato ainda decora a mesa com seu tom de verde apetitoso. Veja como fazer essa sugestão do Casal Cozinha.
Ingredientes
- Ervilha congelada: 300 gramas;
- Manteiga: 2 colheres de sopa;
- Suco de limão: 1/4 de xícara;
- Sal: 1 colher de café;
- Água: 1/3 de xícara.
Modo de preparo
- Leve as ervilhas, ainda congeladas, para uma panela com 1 litro de água. Depois que ferver abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 25 minutos. As ervilhas precisam ficar bem macias.
- Escorra a água das ervilhas, adicione duas colheres de manteiga, 1/3 de uma xícara de água, sal e o suco de limão. Triture tudo, de preferência com um mixer de imersão.
- Acerte o sal e sirva como acompanhamento do seu prato.
2. Risoto de aspargos
Um risoto também é ótima opção para servir com carne de porco. Essa sugestão com aspargos, compartilhada do Panelinha, faz os sabores combinarem muito bem, mas se preferir pode usar outro vegetal igualmente neutro.
Ingredientes
- Arroz para risoto: 400 gramas;
- Aspargos frescos: 400 gramas;
- Cebola: 1/2 unidade;
- Caldo de legumes caseiro: 1,5 litro;
- Azeite: 2 colheres de sopa;
- Manteiga: 3 colheres de sopa;
- Vinho branco seco: 1/2 xícara;
- Queijo parmesão ralado: 3/4 de xícara;
- Sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Coloque o caldo de legumes numa panela e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.
- Descasque e pique fino a cebola. Lave e seque os aspargos. Corte a ponta dos aspargos e reserve. Descarte a parte mais dura do talo e corte o restante em rodelas.
- Leve uma panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com o azeite, adicione a cebola picada, tempere com uma pitada de sal e refogue até ficar transparente.
- Acrescente as rodelas de aspargos e refogue por cerca de 2 minutos.
- Junte o arroz e refogue por mais 2 minutos para envolver bem os grãos com azeite. Tempere com sal e pimenta – lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal!
- Regue com o vinho branco e misture bem até secar. Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo bem a cada adição.
- Depois de 10 minutos, junte as pontas de aspargos e continue acrescentando o caldo, por mais 7 a 8 minutos, até o risoto ficar no ponto – o grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro (al dente).
- Atenção: na última adição de caldo, mexa e desligue o fogo. Não deixe secar completamente, o risoto deve ficar bem úmido. Acrescente a manteiga, o parmesão e misture bem. Sirva a seguir.
3. Cuscuz marroquino
O cuscuz pode ser feito a partir dos flocos de milho, na versão brasileira, mas é feito com semolina na versão marroquina. Esse ingrediente pode ser comprado em pacote no mercado. Essa receita do Tudo Gostoso combina bem com a carne de porco e leva um pouco de amêndoas, passas e damascos desidratados para dar um toque especial de sabor.
Ingredientes
- Cuscuz marroquino: 250 gramas;
- Água fervente: 2 copos americanos;
- Manteiga: 1 colher de sopa;
- Caldo de legumes: 1 tablete;
- Azeite: 2 colheres de sopa;
- Cebola picada: 6 colheres de sopa;
- Alho picado: 2 dentes;
- Amêndoas laminadas e torradas: 100 gramas;
- Uvas passas: 4 colheres de sopa;
- Damascos picados: 4 colheres de sopa;
- Sal e pimenta: a gosto;
- Salsinha picada: 2 colheres de sopa.
Modo de preparo
- Em uma frigideira com azeite, frite a cebola, o alho, acrescente as amêndoas e salteie, em seguida adicione as uvas passas e o damasco.
- Em um refratário, dissolva o caldo de legumes em água fervente e adicione uma colher de manteiga. Coloque todo o cuscuz nesta água, cubra e deixe descansar por 5 minutos para que o cuscuz absorva toda a água.
- Junte a mistura de amêndoas ao cuscuz e misture bem, acertando o sal e colocando pimenta a gosto.
- Salpique com salsinha picada.
4. Abóbora assada com alecrim
O acompanhamento para carne de porco pode ser apenas uma deliciosa abóbora assada com alecrim. É uma alternativa diferente da batata gratinada, por exemplo. Confira essa sugestão do Sabores da Minha Cozinha.
Ingredientes
- Abóbora: 1 quilo;
- Alho esmagado: 2 dentes;
- Alecrim: 1 haste;
- Azeite, sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Descasque a abóbora, retire as sementes e corte-a em cubos.
- Coloque num recipiente para ir ao forno, tempere com alecrim, os alhos, um pouco de sal e pimenta.
- Regue com um fio de azeite e leve ao forno a 180 graus, cerca de 20 a 25 minutos.
5. Farofa de pão com castanhas
Para muitos, a farofa é prato sagrado como acompanhamento de carnes. Então, com certeza entra na lista de acompanhamento para carne de porco. Confira o que vai precisar para fazer essa receita do Cyber Cook.
Ingredientes
- Pão de forma: 10 fatias;
- Sal e pimenta: a gosto;
- Castanha-do-pará picada: 1/2 xícara;
- Manteiga: 2 colheres de sopa;
- Cebola média picada: 1/2 unidade;
- Bacon picado: 2 fatias.
Modo de preparo
-
Pique as castanhas-do-pará grosseiramente.
-
Coloque as castanhas na panela para dourar. Reserve.
-
No liquidificador, coloque as fatias de pão aos poucos para bater. Bata até virar uma farofa.
-
Na frigideira, coloque o bacon em cubinhos para fritar.
-
Acrescente a cebola até dourar.
-
Coloque a manteiga e adicione a farofa do pão.
-
Abra um espaço no meio da frigideira e adicione mais 1 colher de manteiga. Tempere com sal e pimenta. Coloque as castanhas, misture tudo e está pronto para servir.
6. Batata Hasselback gratinada
Esse é o nome chique que pode dar para as suas batatas sanfonadas na hora em que colocar o prato na mesa. É um prato muito simples de fazer, com textura perfeita para acompanhar a carne de porco e sabor suave com toque de alecrim. A receita é do Panelinha.
Ingredientes
- Batatas: 6 unidades;
- Manteiga: 50 gramas;
- Ramos de alecrim: a gosto;
- Sal e pimenta: a gosto.
Modo de preparo
- Preaqueça o forno a 220 graus (temperatura alta).
- Coloque a manteiga numa tigela de vidro e leve para rodar no micro-ondas por cerca de 30 segundos, até derreter.
- Com uma escovinha para legumes, lave bem a casca das batatas sob água corrente. Apoie uma batata na tábua e corte fatias finas, sem chegar até o fim. Repita com as batatas restantes.
- Transfira as batatas para uma assadeira (lado fatiado voltado para cima). Pincele com manteiga derretida e tempere com sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
- Leve ao forno e deixe assar por cerca de 30 minutos, até as fatias se abrirem.
- Retire do forno para temperar com sal entre as fatias de cada batata e encaixe algumas folhas de alecrim.
- Pincele com manteiga novamente e volte a assadeira ao forno, para assar por mais 20 minutos, ou até dourar – algumas batatas demoram mais tempo para dourar que outras.
7. Maçãs e cebolas assadas
Esse prato, compartilhado do É Mamão com Açúcar, é para atrair os paladares agridoces, que gostam de misturar texturas e sabores.
Ingredientes
- Cebola fatiada: 1 unidade;
- Maçã fatiada: 1 unidade;
- Azeite, sal, pimenta, tomilho e canela: a gosto.
Modo de preparo
- Corte a cebola em fatias nem tão finas e nem tão grossas, corte as maçãs em fatias também, e coloque tudo em uma assadeira.
- Regue um pouco de azeite, uma pitada de sal, pimenta-do-reino, algumas folhas de tomilho e um pau de canela (ou mais, a gosto).
- Leve para assar até que as maçãs e cebolas fiquem macias. Sirva quente.
Veja também: Receita deliciosa de arroz colorido para acompanhamento