O ácido kójico é uma substância retirada de um tipo de cogumelo japonês chamado koji, por isso o nome do produto. Se você se atualiza sobre as novidades do mercado de beleza e estética, é possível que já tenha ouvido falar de produtos à base desse ácido. Saiba para o que ele serve, como usar, quais são os cuidados que deve ter e onde comprar.
Veja também: métodos mais seguros para clarear sardas
Para que serve o ácido kójico
Esse ácido é muito utilizado na indústria cosmética por causa do seu poder de inibir a produção de melanina que dá cor à pele. Essa propriedade é utilizada para remover manchas de pele causadas pelo excesso de produção de melanina em determinadas partes do corpo.
Junto com esse efeito, o ácido também tem propriedade antisséptica e antioxidante. Quer dizer que ele protege a pele da proliferação de fungos e bactérias, ao mesmo tempo em que contribui para a regeneração das células, prevenindo o envelhecimento precoce.
Quer dizer que, além de tratar manchas, ele pode ser utilizado em tratamentos para acne, cicatrizes e infecções de pele. O médico deverá prescrever o produto para qualquer um desses tratamentos, nunca se automedique.
Como usar
A forma mais segura de uso desse ácido na pele é com a orientação do seu dermatologista ou esteticista. É importante consultar um profissional antes de começar esse tratamento para saber quais são as condições da sua pele. A causa da mancha ou da infecção precisa ser diagnosticada antes que se comece a tratar com qualquer tipo de produto.
Essa substância costuma fazer parte de produtos dermocosméticos, que são aqueles produtos feitos para melhorar a estética e também tratar da saúde da pele ao mesmo tempo. Então, a forma de uso vai depender do tipo de produto que você escolher e para qual finalidade ele vai servir.
Existe ácido kójico na composição de muitos tipos de cremes, géis, loções e pós. De modo geral, o tratamento recomendado para clarear manchas será prescrito para fazer, no mínimo, durante duas semanas seguidas. Mas geralmente é recomendado por até seis meses para que o resultado seja bem evidente.
Efeitos colaterais
Esse produto é de uso seguro. Porém, cada organismo pode ter uma reação diferente, então algumas pessoas vão sentir alguma irritação ou dermatite, em especial quem tem a pele sensível e predisposição a alergias.
O uso prolongado do produto também se torna arriscado, pois ele deixa a pele mais sensível ao sol. Lembre-se de usar protetor solar sempre, mesmo quando o sol parecer fraco. Além disso, use o produto apenas durante o tempo determinado pelo médico e suspenda o uso imediatamente caso perceba algum efeito colateral preocupante, avisando seu médico.
Não precisa se preocupar quanto ao uso desse produto durante o dia, pois ele não tem seu efeito alterado pela luz solar ou lâmpadas muito fortes.
Preço e onde comprar
Os produtos dermocosméticos são encontrados nas farmácias comuns e de manipulação. Como não são apenas cosméticos, compre sempre em uma farmácia para garantir sua procedência. Os preços variam conforme o local, a marca e a finalidade, em uma média de R$ 25 a R$ 100.