Muitas pessoas gastam tempo e dinheiro para combater o envelhecimento da pele, porém grande parte dos produtos de beleza contém componentes que são tóxicos e prejudiciais à saúde. O ácido hialurônico é capaz de hidratar a pele e de suavizar linhas de envelhecimento. Conheça seus benefícios.
O que é e para que serve
O ácido hialurônico é uma substância que é produzida naturalmente pelo corpo. Ele é encontrado principalmente na pele, nas articulações e nas cavidades oculares, ajudando a reter o colágeno presente no organismo e hidratando, resultando em maior elasticidade e flexibilidade. Essa substância é muito indicada para reduzir os efeitos de hábitos que causam envelhecimento.
Hidrata a pele
Diante do envelhecimento, a cor e textura da pele se modificam. Uma de suas causas é a exposição ao sol durante a vida, que reduz a quantidade de água na pele e a envelhece naturalmente. O ácido hialurônico é capaz de hidratar e reduzir essa perda de água. Como resultado, a pele danificada passa a ter menos flacidez, rugas e secura.
Reduzir rugas
Os resultados de sua utilização podem ser evidentes após 2 ou 6 semanas, variando de pessoa para pessoa. Para resultados anti-envelhecimento realmente mais aparentes, a aplicação do ácido hialurônico ocorre de forma injetável, podendo reduzir a flacidez dos lábios, dos olhos e da pele em geral.
Feridas e queimaduras solares
O ácido hialurônico também mostrou-se eficiente para o tratamento de herpes labial, de feridas, de úlceras e de queimaduras. Isso porque proporciona umidade às regiões afetadas. Devido à hidratação, o organismo é capaz de transportar os nutrientes para os tecidos danificados de forma mais efetiva, combatendo também as inflamações.
Lubrifica as articulações
O ácido hialurônico é encontrado em todos os ossos, conectando tecidos, articulações, tendões e estruturas de cartilagem por todo o corpo. Isso acaba ajudando no amortecimento das articulações. Por isso, a utilização do ácido hialurônico ajuda a fortalecer a resistência ao desgaste e a diminuir a sensibilidade em articulações doloridas.
Atualmente, o ácido é utilizado em suplementos para tratamentos de dores e de lesões da osteoartrite indicadas e aplicadas pelos profissionais de saúde.
Ajuda a reduzir os olhos secos
O líquido da cavidade ocular é composto também pelo ácido hialurônico. Por meio de sua utilização pode-se obter maior hidratação dessa área, equilibrando os fluidos. É comum que esse ácido seja usado para tratamento de catarata ou durante cirurgias oculares.
Como usar e aplicação
Atualmente, o ácido hialurônico já é implementado em produtos de beleza. Ele pode ser encontrado à venda também em lojas de produtos naturais em forma de loção, de creme, de soro ou de suplemento. Para a aplicação injetável do ácido, é necessário requisitar o conteúdo a um dermatologista, que que será responsável por aplicar a injeção.
A utilização de forma tópica do ácido não é absorvida. Somente o ácido hialurônico de sódio, que é o sal desse ácido, é absorvido assim.
Efeitos colaterais do ácido hialurônico
O ácido hialurônico não causa efeitos colaterais iguais aos de produtos de beleza com químicos e com tóxicos em suas composições. Entretanto, pode causar outros problemas, como reação à substância. Se for aplicado de maneira incorreta pelo médico, pode haver graves complicações, como:
- Vermelhidão;
- Inchaço;
- Hematomas;
- Manchas;
- Necrose;
- Infecção;
- Desenvolvimento de nódulos;
- Granulomas;
- Reação alérgica.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.