Menu

Como acabar com ácaros e poeira dentro da sua casa

Sabia que eles podem causar muitas doenças? A melhor saída é mantê-los longe da sua família

Crédito: Freepik

Publicidade

Está tossindo e espirrando e não sabe o porquê? Certamente são os germes e a poeira. Veja então como acabar com ácaros e poeira de forma segura. Além disso, entenda o que são, como a poeira é composta e o porquê de serem tão perigosos para a sua saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, os problemas com ácaro e poeira acontecem principalmente em épocas quando se tem calor e chuva, mas podem acontecer a qualquer tempo. Os ácaros são “seres minúsculos que sobrevivem em lugares como colchões, tapetes e travesseiros e se alimentam de escamas de pele humana”. Para piorar, provocam muita irritação no nariz e garganta.

Por sua vez, a poeira pode ser muito menos inocente do que você imagina. Entre os elementos encontrados nela, estão restos de pele humana, pelo, pele e microorganismos de animais de estimação, insetos em decomposição e restos de alimentos. Além disso, certamente vai encontrar fibras de tecido, partículas de fumaça, produtos químicos e germes como bactérias.

Mas será que se preocupar com isso não é frescura? Certamente não é, e você vai entender o porquê. Além de fazer mal a quem não tem alergias, eles são terríveis para quem tem alguma sensibilidade. Consequentemente, é fundamental que você fique longe deles. Veja o que eles podem causar e como acabar com ácaros e poeira.

Publicidade

Por que ácaros e poeira fazem mal?

Os ácaros são causadores de diversos problemas respiratórios e de garganta, tenha ou não alergia. Outro ponto importante é a saúde da pele, que pode ser atacada, causando alergias difíceis de tratar. Portanto, é fundamental que se procure compreender os males que eles podem trazer e, acima de tudo, aprender como elimina-los do dia a dia.

Por exemplo, uma pesquisa internacional mostrou que a poeira contém grande quantidade das bactérias comuns – que vêm da rua na sola do sapato – como a Escherichia coli. Ela pode ser comum, mas não é inocente. Isso porque pode causar infecções intestinais e urinárias, meningite, pneumonia e outros problemas respiratórios. Da mesma forma, contém amostras significativas de bactérias resistentes, principalmente por causa do uso de ‘desinfetantes’, que só matam as bactérias boas.

Como acabar com ácaros e poeira de forma segura?

Será que o melhor é varrer e passar pano? Ou somente o aspirador funciona? Produtos químicos são a melhor opção? O mais importante é que se procure fazer a limpeza periodicamente, agitando o mínimo possível a poeira e sem tantos produtos químicos. Além de irritar as mucosas de quem sofre com alergia, podem ajudar a criar as terríveis superbactérias. Veja como fazer.

Prevenção

Melhor do que ficar limpando o tempo todo, é evitar que a poeira e o ácaro acumulem. Para isso, procure deixar as janelas e, se possível, portas abertas, para que haja circulação de ar em todos os cômodos. A entrada da luz solar é fundamental para evitar a propagação dos ácaros e outros alérgenos.

Publicidade

Evite ter muitas bugigangas em móveis, com uma decoração mais minimalista. Além disso, garantir outros cuidados importantes:

  • Quarto da bagunça: toda a poeira e ácaros lá cultivados, se espalharão pela sua casa. Dessa forma, é melhor não ter o tal quartinho para guardar coisas, eliminando o que não é útil de fato;
  • Capas: utilize capas laváveis em sofás, cadeiras, pufes, poltronas e afins;
  • Cortina: o ideal é não ter, porém, se não tiver como evitar, que seja feita a manutenção adequada. Além disso, pode ser de um material menos poroso ou de fácil secagem;
  • Sapatos: como você viu, seus sapatos levam bactérias e outros germes para sua casa. Então, deixe-os do lado de fora e mantenha seu espaço mais seguro e limpo.

Limpeza comum

Para começar, faça uma mistura de água e vinagre e lave as manchas de mofo das paredes muito bem, usando um tecido de microfibra úmido para enxaguar. Sempre que possível, consertar o causador da mancha, ou ela irá retornar. Impermeabilize e pinte as paredes manchadas, arraste guarda roupas e limpe atrás também.

Em seguida, retire a poeira do chão com o aspirador de pó. Na falta do aspirador, utilize um saco de pano de chão molhado em água com vinagre bem torcido encaixado em uma vassoura de piaçava para varrer o chão. Se usar a vassoura comum, vai fazer com que as partículas se agitem e depois de limpo, se depositem novamente.

Publicidade

Limpeza profunda

Polvilhe bicarbonato de sódio no tapete, colchões, almofadas, sofá e similares. Deixe agir por 30 minutos e aspire. Se não tiver aspirador, uma escovinha de lavar roupas macia pode ser usada, finalizando com um pano de microfibra seco. Se possível, coloque os colchões no sol, assim como os travesseiros e almofadas.

Coloque os bichinhos de pelúcia em um saco e adicione bicarbonato de sódio. Feche e sacuda bem. Depois de 30 minutos, retire o excesso e coloque para lavar na máquina, com cuidado. Deixe secar ao sol, para que elimine qualquer resto de impureza. Se forem ficar expostos, faça isso semanalmente, porém o ideal é não ter pelúcia em casa.

Para limpar as cortinas, misture em partes iguais o vinagre de álcool e álcool. Acrescente bicarbonato de sódio e se quiser, algumas gotas de óleo essencial. Coloque no borrifador e vaporize nas cortinas esticadas, de longe para não molhar muito. Deixe que sequem naturalmente, fazendo isso uma vez por semana. Retire para lavar ao menos 1 vez ao mês ou melhor, não tenha cortinas.

Publicidade

Leave a Reply

Sair da versão mobile