Apesar de estarmos em maio, um período naturalmente seco e de poucas chuvas, o problema de como acabar com umidade nos armários permanece frequente.
Além de deixar a casa com aparência desleixada e mau cheiro, os fungos e mofo gerados pela umidade são extremamente nocivos para a saúde – especialmente para alérgicos.
Quais as causas da umidade no armário?
O mofo é causado pelo excesso de umidade no ambiente e suas principais vítimas dentro de casa são as paredes, o teto, os banheiros e os armários. O período de chuvas é ideal para proliferação de fungos, que deixam manchas escuras e um odor característico e desagradável.
Cômodos pouco ventilados ou que recebem pouca iluminação estão entre as principais causas do cheiro de “cachorro molhado” e do mofo.
Se os armários ficam sempre fechados e recebem pouca ou nenhuma ventilação e luminosidade os itens em seu interior (desde roupas até panelas) tendem a ficar com mau cheiro.
Além disso, alguns tipos de madeira são mais propensos a contrair certos tipos de fungos e mofos, enquanto armários embutidos podem pegar a umidade da parede.
É importante acabar com umidade nos armários não só para manter a casa limpa e cheirosa, mas também para evitar efeitos colaterais. Muitas pessoas em contato com o mofo apresentam dor de cabeça, irritação das vias nasais, náuseas e fadiga.
Arroz para acabar com umidade nos armários
Já viu aquela famosa técnica de colocar o celular em uma tigela de arroz quando o mesmo cai na água? Ela não existe a toa: o arroz é um excelente aliado para retirar a umidade e pode ser colocado em sachês ou potes dentro do armário para tirar o mau cheiro.
Basta colocar cerca de 40 gramas de arroz em saquinhos de tecido, amarrar bem e dispor entre as roupas, no piso do armário e nas gavetas.
A cada 15 dias troque os saquinhos e já vai sentir o efeito. Se quiser dar um cheirinho pode colocar grãos de café, que exercem a mesma função, e para potencializar o efeito, acrescente uma dose de bicarbonato de sódio.
Outros truques para acabar com umidade nos armários
Se não estiver disposta a gastar o arroz em outro lugar que não seja a panela confira outras dicas para eliminar a umidade do armário:
- Nunca guarde roupas úmidas ou parcialmente molhadas. Certifique-se de que estão totalmente secas antes de por no armário;
- Roupas, sapatos e toalhas sujos, mesmo que somente com uma mancha pequena, podem desenvolver fungos e deixar mau cheiro no armário. Nunca guarde as peças sem lavar ou limpar;
- Sempre que possível, deixe o armário “respirar” e abra as portas para que receba ventilação e iluminação;
- Deixe uma lâmpada de baixa luminosidade acesa no armário para dissipar a umidade;
- Dê preferência para estantes de metal, já que as de madeira têm maiores chances de proliferação de fungos.