acabar com cupim
Crédito: Pixabay

5 Dicas de como acabar com cupim em casa

As dicas são simples e você pode usar ingredientes que já tem em casa. Veja o que fazer para prevenir também.

Publicidade

Durante os meses de novembro e março é que as infestações de cupim tendem a surgir em casa. É nessa época que eles acasalam, então se você está sofrendo com cupins em todas as gavetas, portas, janelas, livros e fotografias, está explicado o motivo. Mas é claro que mesmo sabendo a razão da infestação, você quer acabar com cupim.

Esse inseto vive em castas, que são grupos organizados em que cada indivíduo possui uma função. Ele vive em galerias por dentro da madeira ou onde haja celulose para se alimentar, por isso é possível observar e detectar caso tenha uma infestação na sua casa.

Quando em determinados pontos existe um pozinho de madeira, como se tivesse sido feito um buraco com furadeira, já pode desconfiar. Você deve limpar esse pó e se no dia seguinte tiver mais pó outra vez, é sinal de infestação de cupim. Veja as dicas de como acabar com cupim, como prevenir seu aparecimento e o que fazer caso tenha uma infestação difícil de controlar.

5 Dicas para acabar com cupim em casa

Como para quase tudo o que acontece em casa, existe uma receita caseira que você pode experimentar. Para acabar com os cupins também. Veja as dicas:

Publicidade

1. Vinagre

A primeira tentativa de acabar com cupim em casa pode ser com o vinagre, o grande aliado da vida doméstica. Você deverá misturar água com vinagre, em partes iguais. Coloque essa mistura em um recipiente com tampa de spray e pulverize no buraco da madeira onde você perceber que eles estão vivendo. Faça isso por alguns dias seguidos e observe o resultado.

2. Óleo de cravo

A segunda tentativa é com o óleo essencial de cravo-da-Índia. Misture 10 gotas em 100 mililitros de água e aplique no local da infestação com um pano. Passe todos os dias. Se a infestação for inicial, essa técnica vai resolver.

3. Óleo de laranja

Você também pode optar por utilizar o óleo de laranja. Você pode aplicá-lo com água ou puro, em spray ou passando com um pano, conforme o local da infestação. Da mesma forma que nas demais dicas, aplique por alguns dias e observe se a infestação diminui.

4. Borato de sódio

Esse é um outro produto, menos natural que os demais, mas que também funciona para matar cupins. É um pó branco que você aplica no local da infestação. Quando os cupins comem, eles não conseguem mais se alimentar e vão morrendo. Pode comprar esse produto em farmácia de manipulação ou loja agropecuária e cuidado para não deixar perto de pets e crianças.

Publicidade

5. Inseticida

Por fim, o típico inseticida, caso você não consiga resolver o problema com nenhum outro produto. Use uma versão líquida e siga corretamente as instruções do fabricante. Ele é tóxico, então não deve ser usado em locais onde ficam os animais de estimação e as crianças.

Como evitar que os cupins apareçam?

Como são insetos voadores, uma das formas de evitar que os cupins entrem em casa é instalando telas nas janelas. Assim, você pode deixá-las abertas o verão sem medo. Além disso, tome cuidado ao escolher a madeira que vai usar nos móveis e na casa. Procure escolher as que já são tratadas naturalmente, como jacarandá, peroba, ipê, aroeira e maçaranduba.

Outra dica é fazer uso de verniz nos móveis de madeira para que todas as frestas fiquem tampadas, impedindo que os insetos entrem e se instalem. Por fim, reviste todos os móveis e cantinhos de madeira da casa com frequência, pois se houver qualquer infestação, quanto antes for detectada, mais fácil será de eliminar.

Publicidade

O que fazer em caso de infestação?

Se você perceber que está com uma verdadeira infestação, usar de todos os artifícios, naturais e industriais para acabar com cupim, e mesmo assim não resolver, só há uma solução. Vai ser necessário entrar em contato com uma empresa especializada em dedetização de insetos.

Eles vão lhe informar o que será necessário fazer para que possam eliminar os cupins, mas mesmo que dê trabalho e você precise sair de cada alguns dias, é melhor do que ter esses insetos comendo os seus pertences.

PODE GOSTAR TAMBÉM