Menu

Como acabar com as baratas francesinhas

Elas aparecem do nada e se reproduzem rapidamente. Conheça melhor esses insetos e saiba como se livrar deles

Crédito: Freepik

Publicidade

A barata francesinha é um tipo de barata que não anda pelos esgotos. Ela chega na sua casa, principalmente, por estar em sacolas plásticas e embalagens. Por isso é importante inspecionar todos os pacotes que trouxer para casa antes de largar em algum canto.

Se a barata francesinha chegar na sua casa e não for encontrada, ela logo vai começar a se reproduzir, e o ambiente será ainda mais propício se estiver sujo, com louças na pia, lixo aberto e migalhas espalhadas nas superfícies e piso.

O esconderijo dessa barata será nos cantinhos quentes e úmidos, e perto de onde ela consiga tomar água. Por isso, todos os cantos devem ser limpos com frequência.

Ciclo de vida

Essa barata tem um ciclo de vida que vai de 2 a 6 meses. Ela deposita seus ovos em uma cápsula e descarta essa cápsula em frestas e buracos para que os ovos possam eclodir em segurança. De cada ovo sai uma ninfa, que passa por processos de metamorfose até se transformar em uma barata adulta.

Publicidade

Cada barata gera até 5 cápsulas com cerca de 50 ovos em cada uma, ao longo de sua vida. Se a barata encontrar condições de vida favoráveis dentro de casa, sua reprodução poderá ser acelerada.

Identificando uma barata francesinha

Se você não for um especialista em insetos, não será tão fácil diferenciar os tipos de barata. Mas, é bom saber das características principais da barata francesinha para saber como ela chegou na sua casa e como combatê-la com eficiência.

Essa barata tem o diferencial de ser bem pequena, com no máximo 15mm. Ela tem asas, mas não voa. Sua cor é um castanho-claro com duas faixas no comprimento do tórax.

Não adianta arrancar a cabeça

Se você tentar matar uma barata francesinha, e acabar arrancando só a cabeça do inseto, é melhor correr atrás dela para matar de verdade. Baratas podem viver até um mês sem a cabeça, pois seus órgãos vitais estão nas outras partes do corpo.

Publicidade

Como se livrar das baratas?

Dependendo da proporção da infestação, a melhor solução é contratar uma empresa de dedetização para garantir que todos os insetos sejam eliminados. Essa opção é mais complicada, pois exige deixar a casa vazia por alguns dias, mas se for uma infestação preocupante, precisa ser feito.

Agora, se você encontrar algumas baratas, ou o ninho delas, e achar que pode controlar antes de virar uma infestação, existem inseticidas em gel ou líquido, próprios para baratas, que são muito eficientes.

Nesse caso, como elas se reproduzem rápido e em grande quantidade, é mais confiável usar o inseticida do que ficar testando receitas caseiras. Além do mais, é comum que as baratas fiquem resistentes a inseticidas, por isso você precisa agir de forma certeira e o quanto antes.

Publicidade

Como evitar que as baratas voltem?

Para evitar que mais baratas se reproduzam na sua casa, passe a ter alguns cuidados básicos com a limpeza no dia a dia:

  • Higienizar a cozinha com frequência;
  • Consertar vazamentos;
  • Vedar acessos como buracos e frestas;
  • Evitar comida exposta;
  • Deixar o lixo bem vedado e descartá-lo diariamente.
Sair da versão mobile