Menu

Abrigos de animais incentivam pessoas a ficar com bichinhos abandonados durante quarentena

É mais fácil enfrentar a quarentena na companhia de um cão ou gato que ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade

Crédito: Freepik

Publicidade

Até o momento, as informações dos Centros de Controle de Doenças, da Organização Mundial de Saúde e da Associação Americana de Medicina Veterinária informam que não há risco de um animal de estimação ser transmissor do coronavírus para humanos. Então, não é preciso ter medo de estar com os pets, desde que mantenha os cuidados de sempre.

Sabendo disso, os representantes da Best Friends Animal Society, uma ONG para o bem-estar animal, está incentivando os norte-americanos a adotarem animais de estimação, nem que seja durante o período da quarentena. E também estão ajudando a deixar claro, para quem já tem animais em casa, que não precisam se livrar deles, pois não correm riscos.

Os benefícios de estar com um cão ou gato em casa são muitos. Primeiro porque uma companhia como essa ajuda a deixar as pessoas mais alegres, entretidas, ativas e tranquilas. Segundo porque o mesmo acontece com os animais, que se sentem mais amados e felizes.

Mas, além disso, adotar um animal também ajuda a não sobrecarregar os abrigos, que nesse período de quarentena, recebem muito menos visitas de pessoas para adoções de animais. Como se não bastasse, muitas pessoas ficam com medo de estarem com seus pets, e acabam abandonando-os nos abrigos, que ficam ainda mais sobrecarregados.

Publicidade

Adotar um animal de estimação na quarentena faz bem

Crédito: Freepik

De acordo com Julie Castle, CEO da Best Friends Animal Society, “se você não tem um animal de estimação e está pensando em ter um, agora é o momento ideal para experimentá-lo, visitando um abrigo local. Abrigos e instalações para adoção de animais em todo o país precisam que as pessoas adotem animais de estimação temporariamente”.

Essa mensagem foi para os norte-americanos, mas no Brasil também é uma ideia maravilhosa, pois os benefícios são os mesmos. Os abrigos precisam de ajuda, os animais precisam de amor e as pessoas precisam de boas companhias para reduzir o estresse e a ansiedade.

Cuidados básicos para conviver com o pet na quarentena

Embora a informação dos órgãos oficiais seja de que não existe risco em estar na companhia dos cães e gatos durante a quarentena, já que o o tipo de coronavírus que pode afetar os animais é diferente do que sobrevive no organismo humano, é preciso ter cuidados. Basicamente, é o que você já deve fazer para conviver com as outras pessoas da sua casa.

  • Compre alimento o bastante para 2 semanas ou até 1 mês para o seu animal;
  • Mantenha suas mãos lavadas, em especial depois de fazer carinho no seu pet;
  • Mantenha as patinhas do seu animal lavadas, com água e sabonete, depois que ele voltar do passeio;
  • Mantenha os potes de comida e água, e as cobertas e caminhas do seu pet, sempre desinfetados;

Se você estiver infectado ou com risco de estar, é melhor se isolar e manter seu pet aos cuidados de outra pessoa. Se você mora sozinho e não tem com quem contar para cuidar do pet, somente neste caso não é interessante adotar um animal agora.

Publicidade
Sair da versão mobile