Sabe o que é o Abono Salarial? É uma quantia disponibilizada pelo governo, destinada à pessoas que receberam até 2 salários mínimos por mês no ano anterior. Esse valor é, no máximo, de um salário mínimo.
Fornecimento de informações por parte das empresas
O benefício do abono salarial sofreu algumas mudanças pelo governo. Antes, o seu valor era sempre de um salário mínimo. Agora, o abono salarial é proporcional ao tempo de trabalho.
Para quem ficou empregado durante o ano anterior inteiro, o valor recebido é de um salário mínimo. Se ficou empregado apenas seis meses dentro destas condições, o valor recebido será de meio salário mínimo, e assim sucessivamente.
Quem pode receber esse benefício?
Além de ter um salário igual ou inferior a 2 salários mínimos por mês, para receber o benefício do abono salarial é preciso também:
1. Estar cadastrado no PIS há, no mínimo, 5 anos;
2. Ter trabalhado devidamente registrado em uma empresa por, no mínimo, 30 dias (não necessariamente seguidos) do ano que passou;
3. Ter os dados corretamente cadastrados pela empresa contratante no Rais (Relação Anual de Informações Sociais).
Quando esse benefício pode ser sacado?
Se você atende aos requisitos, o calendário oficial é feito pela Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador), que varia de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.
Para saber mais sobre o abono salarial, dados cadastrais e as datas para o saque, informe-se em uma agência Caixa.
O boato
Circularam diversas notícias afirmando que os trabalhadores beneficiados pelo abono salarial poderiam receber uma quantia de mais de 3 mil reais. Infelizmente, isso não passa de um boato; uma brincadeira infeliz, que mexeu com as esperanças de muita gente, e acabou tomando força quando vários meios de comunicação começaram a divulgá-la.
A Caixa desmentiu a informação, e os dados utilizados na matéria seguem os critérios oficiais do benefício.
Fonte: http://economia.uol.com.br/empregos-e-carreiras/noticias/redacao/2016/03/29/boato-diz-que-trabalhador-pode-receber-r-3284-do-governo-caixa-desmente.htm
Gostou da dica? Compartilhe!