Nativa dos Estados unidos e Porto Rico, a abóbora butternut (cucurbita moschata) é uma fruta que se adapta muito bem ao clima quente e úmido, tendo uma textura extremamente macia, com sabor adocicado e leve toque de nozes.
É perfeita para ir ao forno, pois mantém sua textura e sabor, mas pode ser utilizada em diversas receitas. O seu grande diferencial está nas suas propriedades nutricionais e nos benefícios que ela apresenta.
Só para você ter uma ideia, 100 gramas dela podem passar em 4 vezes a quantidade diária necessária de vitamina A e mais da metade da vitamina C.
Benefícios da abóbora butternut
A abóbora butternut é mais comprida, macia e adocicada, com várias propriedades nutricionais e benefícios. Começou a ser produzida no Brasil em meados de 2015 e tem, a cada 100g (crua), só 45kcal.
1. Previne doenças nos olhos
Exatamente por ser extremamente rica em vitamina A, ela ajuda a manter a saúde dos olhos em dia, protegendo sua visão de doenças como degeneração macular, que ocorre com o avançar da idade.
Também ajuda a prevenir a catarata, não apenas pelas vitaminas, mas também pelos antioxidantes presentes, em grande quantidade, deixando sua visão mais jovem e saudável, por mais tempo.
2. Combate os radicais livres
A abóbora butternut é rica em antioxidantes, o que a torna uma excelente ferramenta para combater os radicais livres. Eles prejudicam a sua saúde a nível celular, estando relacionados inclusive ao favorecimento da formação de inúmeras doenças, como o câncer.
Os antioxidantes presentes nessa abóbora pertencem ao grupo dos carotenoides, o melhor para sua saúde, sendo eles lipossolúveis – melhor absorvidos pelo organismo.
Além disso, o antioxidante mais importante está também presente nesse fruto. O manganês é conhecido como antioxidante primário, fazendo parte também de várias reações enzimáticas.
3. Previne gripes e outras infecções
Ajuda a fortalecer o seu sistema imunológico, prevenindo assim gripes, pneumonia, infecções pulmonares e outras do organismo.
Ela tem também ação anti-inflamatória, ajudando a tratar qualquer doença relacionada, sendo rica em vitaminas A e C, fundamentais no tratamento de infecções.
É um importante complemento nutricional para pessoas que sofram com doenças autoimunes, aumentando a qualidade de vida destes.
4. Fortalece os ossos
A abóbora butternut é rica em potássio e manganês, dois minerais fundamentais para a formação óssea, que junto com o cálcio, fortalecem a estrutura do corpo.
O potássio está relacionado à densidade óssea, assim, é fundamental para pessoas na melhor idade, pois reduz os riscos de osteoporose e ajuda no tratamento.
Mulheres na pré-menopausa e climatério também devem fortalecer sua estrutura óssea, pois há chances de sofrer alguma perda nesse período.
5. Dá mais energia
O consumo da abóbora butternut ajuda o corpo a ter mais energia para suas atividades, reduzindo a fadiga e aumentando o desempenho físico.
Além de ser rica em vitaminas e minerais essenciais, ela possui muita vitamina C, que ajuda a oxigenar todo o corpo, favorecendo o ganho de energia para as atividades diárias.
6. Colabora com o emagrecimento
Cada porção de 100 gramas tem apenas 45 kcal, sendo riquíssima em nutriente essenciais que irão manter a saciedade por mais tempo. Além disso, impede o acúmulo de gordura nos tecidos e acelera o metabolismo, fazendo com que a queima e eliminação da gordura seja mais eficaz.
É também rica em fibras, dando maior saciedade com uma menor quantidade, por mais tempo, ajudando a limpar o organismo das toxinas que possam estar prejudicando o emagrecimento.
7. Ajuda durante a TPM
Quem sofre com os sintomas da TPM sabe o quão importante é se alimentar devidamente, para conseguir controlá-los.
Esta abóbora é excelente para quem precisa de mais tranquilidade nesse período, pois possui manganês e potássio, que ajudam a reduzir as oscilações de humor e dores.
Além disso, é rica em vitaminas fundamentais para esse período, como a K e a E, deixando seu corpo preparado para a renovação.
8. Auxilia no controle da pressão arterial
O consumo de potássio ajuda a tornar as artérias mais maleáveis, facilitando também o fluxo do sangue, ajudando assim a controlar a pressão arterial. Ela é rica nesse nutriente, sendo assim recomendada para quem sofre com pressão alta, ajudando a regular a mesma.
É excelente também para quem sofre com problemas cardiovasculares e para evitar derrames e ataques cardíacos.
9. Melhora a digestão
A presença do potássio em sua composição ajuda no processamento dos alimentos, deixando a digestão mais eficiente, reduzindo assim os casos de azia e problemas relacionados.
Além disso, tem ação anti-inflamatória, fazendo com que eventuais problemas possam ser curados mais rapidamente, sendo indicado para quem sofre com dores provenientes de doenças.
Reduz também a produção de gases estomacais, reduzindo o inchaço no local, evitando as dores e sensação de estufamento depois da refeição.
10. Contribui para uma gestação saudável
Mulheres que estão planejando engravidar e aquelas que já estão gestantes devem procurar acrescentar a abóbora na sua alimentação, pois ela é excelente para criar um ambiente propício para o feto, além de incrementar a saúde materna.
Não apenas a grande quantidade de vitaminas, com baixa caloria, é o motivo. A abóbora manteiga é rica em ácido fólico, fundamental para a formação do tubo neural e medula espinhal do bebê.
Propriedades nutricionais
Como você já pôde perceber, dada a quantidade de benefícios, ela é extremamente rica em nutrientes essenciais para a sua saúde.
De acordo com a tabela nutricional americana, do Departamento de Agricultura, ela contém em uma porção (100 gramas, crua):
- Proteína: 1 grama;
- Lipídeo: 0,1 grama;
- Carboidrato: 11,69 gramas;
- Fibra: 2 gramas;
- Açúcar: 2,20 gramas;
- Cálcio: 48 mg;
- Ferro: 0,7 mg;
- Magnésio: 34 mg;
- Fósforo: 33 mg;
- Potássio: 352 mg;
- Vitamina C: 21 mg.
Contraindicações e cuidados a ter
Por se tratar de um fruto, tem poucas contraindicações de consumo. Tem baixa quantidade de calorias, açúcares e gordura, sendo assim recomendada à maior parte das pessoas.
Porém, aqueles que sofrem com alergia ao fruto não devem consumi-lo, podendo causar reações severas. Dermatite de contato já foi verificada por algumas pessoas, causando inchaço nas mãos e ao redor dos lábios, podendo causar descamação da pele na região.
Para evitar que isso aconteça, use-a madura. Se ela estiver verde, descasque debaixo d’água, como se faz com o chuchu.
Receitas com abóbora butternut
1. Recheada com queijo
Que tal testar uma receita deliciosa e fácil de fazer? Então veja esse passo a passo em vídeo.
2. Creme de abóbora
Para os dias frios ou que você esteja pensando em um caldo mais leve e aromático, essa receita é a ideal.
Veja também: Conheça 6 tipos de abóbora para saber escolher melhor