A Amazônia tem uma flora muito mais rica a oferecer do que já se conhece. Uma das plantas que vive em seu bioma é o abieiro, árvore da qual se pode colher o abiu, uma fruta com propriedades medicinais que você vai conhecer melhor agora.
Abiu fruta: o que é?
O abiu é uma fruta de casca lisa amarela, polpa branca carnuda, com tamanho semelhante a um maracujá ou uma laranja. Seu nome científico é Lucuma caimito ou Pouteria caimito e é nativo da Amazônia Central e da Mata Atlântica costeira do Brasil, de Pernambuco ao Rio de Janeiro. Em tupi-guarani, o nome abiu significa “fruta com ponta”, pois ele tem mesmo uma pontinha em uma das suas extremidades.
Valores nutricionais
Em 100 gramas da fruta você consome, mais ou menos:
- Calorias: 47,2
- Água: 88,0 g
- Carboidratos: 9,9 g
- Proteínas: 1,75 g
- Gorduras: 0,2 g
- Sais Minerais: 0,1 g
- Vitamina A: 50 UI
- Vitamina B1: 22,0 mcg
- Vitamina B2: 196,0 mcg
- Vitamina B5: 0,58 mg
- Vitamina C: 13,0 mg
O abiu na medicina popular
Como viu, a riqueza nutricional dessa fruta faz valer a pena o seu consumo, além do seu sabor agradável, bem docinho, com textura muito macia e suculenta.
Na medicina popular ele é usado para tratar anemias, disenterias, dor de ouvido, malária, bronquite, desnutrição e problemas respiratórios. O látex da fruta é usado para ajudar a cicatrização de feridas, pois desinfeta e cola, de dentro para fora, impedindo infecções e reduzindo a inflamação.
É claro que não se pode confiar apenas nesse remédio para tratar de doenças sérias. É preciso sempre consultar um médico e seguir o tratamento mais adequado e com garantia de eficácia.
Como consumir
O abiu ainda não é uma fruta com comércio livre no Brasil, mas quem sabe logo seja possível encontrá-lo no mercado. Por enquanto você pode experimentá-lo se estiver em uma das regiões onde ele é nativo ou cultivado.
Dá para colher o abiu direto do pé, cortá-lo ao meio com uma faca e usar uma colher para saborear sua polpa macia. Ou, então, é possível preparar suco, licor, geleia, compota, sorvete e outras sobremesas com a fruta.
Para as receitas da medicina popular, a fruta ao natural pode ser usada contra afecções pulmonares. Sua casca, na forma de chá, é antidisentérica e baixa a febre. O azeite extraído das sementes alivia inflamações na pele e de ouvido.
Após a colheita, a fruta dura até 7 dias, se for mantida sem látex na parte de fora da casca e armazenado em condições de 15 graus. Se for embalado em filme de PVC, prolonga a vida até 20 dias.
Veja, nesse vídeo do canal Cardápio Receitas, como é um pé de abiu e como fazer uma receita de suco:
Cuidados a ter
Tanto no tronco da árvore quanto nas bordas internas da casca da fruta tem látex, que é usado para na fabricação de cola e nos remédios caseiros da medicina popular. Então, só deve ter o cuidado que não comer essa parte rente à casca, em especial na fruta ainda verde, em exagero.
Por ser uma fruta tão saborosa, quando tem a oportunidade, dá vontade de comer um monte. Mas, tudo em excesso se torna veneno. Então, tenha cuidado com a quantidade ingerida de uma só vez.
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado.
Veja também: banana azul e os seus benefícios