O abacaxi-ornamental é uma espécie de bromélia, assim como o abacaxi comum, comestível. As mais conhecidas como abacaxi-ornamental são Ananas ananassoides (Baker) L.B.Sm., A. bracteatus (Lindl.) Schult. & Schult.f. e A. nanus (LB Sm.) LB Sm. É uma planta muito bonita, fácil de cultivar e deixa qualquer ambiente com um toque tropical. Gostou da ideia? Então saiba mais sobre ela.
Veja também: Como plantar abacaxi comum em casa
Pode comer o abacaxi-ornamental?
Os pequeninos abacaxis que nascem solitários entre as longas folhas dessa planta não são considerados comestíveis.
Mas, se quiser, pode comê-los, pois não são tóxicos. Se não quiser comer, você pode podar as flores e fazer um lindo arranjo.
Claro, os pequenos abacaxis ficam mais bonitos entre as folhas, então, pode só admirar a planta mesmo, fazendo o plantio dentro ou fora da sua casa.
Características botânicas
O abacaxi-ornamental é uma planta perene que pode crescer até 1,2 metro, mais ou menos. Suas folhas são de tons que variam entre verde, roxo e rosado, às vezes amarelado e alaranjado.
Algumas espécies não possuem espinhos nas folhas como os abacaxis comuns, enquanto outras possuem espinhos menores. Suas hastes florais onde nascem os miniabacaxis chegam a 80 centímetro de altura.
Essa é uma planta nativa do Brasil, por isso é bem fácil de adaptá-la a todas as regiões no país. Você pode encontrá-la naturalmente no Centro-Oeste, no Nordeste, em partes do Norte e Sudeste.
Dicas de cultivo
Por ser uma planta rústica, ou seja, que não exige muito para se manter saudável, o abacaxi-ornamental é fácil de cultivar.
Clima e luminosidade
Ela gosta de clima entre 20 e 30 graus, pode ficar no sol pleno ou na meia sombra, plantada no quintal ou em vasos.
Regas
As regas devem ser moderadas, quando a parte superior do substrato estiver seca. Se der água demais, ela vai apodrecer e morrer. Regue sempre no comecinho da manhã ou no final da tarde, quando o sol está mais fraco.
Como plantar abacaxi-ornamental?
Você pode comprar uma muda já mais desenvolvida ou pode esperar que nasçam as frutinhas de abacaxi para usá-la como mudas, depois que amadurecerem. A coroa do miniabacaxi é a muda.
Pegue seu miniabacaxi e separe também:
- Vasinho com furo embaixo;
- Pedacinho de pano para a terra não escapar;
- Um pouco de terra preta com boa matéria orgânica.
Com tudo em mãos, faça o seguinte:
- Coloque o tecido no fundo do vaso, depois preencha com terra até na metade.
- Depois, coloque o seu miniabacaxi sobre a terra, com as folhas voltadas para cima, pois elas irão ficar para fora. Preencha com mais terra, tampando a parte da fruta.
- Faça uma rega e mantenha a planta sempre no mesmo loca, pegando sol metade do dia e bastante claridade na outra metade.
- É só esperar ela começar a crescer e ir regando sempre que o solo secar.
Veja também: Como cultivar pedilanthus