O abacate está entre as frutas que você sempre deve ter em casa. É uma excelente fonte de lipídios, que são as boas gorduras que o corpo necessita diariamente. Sua riqueza nutricional faz com que seja um anti-inflamatório natural, bom para controlar colesterol e diabetes, regular hormônios e muito mais. Mas, na hora de comprar, é preciso ter atenção: como saber se o abacate está maduro e bom para consumo? Veja dicas para comprar abacate no ponto, e também aprenda a acelerar o amadurecimento da fruta e a mantê-la conservada por mais tempo.
Sinais de abacate maduro
Não é difícil ter como saber se o abacate está maduro e bom para consumo, mas para isso vai precisar pegar a fruta na mão e senti-la. Na dúvida, é melhor comprar uma fruta verde e esperar que amadureça, do que comprar um abacate passado que não vai servir para nada.
Toque macio, mas firme
Essa dica é a que se utiliza para a maioria das frutas. Se você pegar o abacate na mão e der uma leve apertada, vai sentir se ele está muito duro ou mole. Se estiver muito duro, está verde; muito mole, maduro demais. Se estiver um meio-termo, macio, mas sem afundar seu dedo, está no ponto.
Aparência saudável
Existem muitas variedades de abacate, então pode ser mais difícil de reconhecer se ele está no ponto apenas pela aparência. Mas uma dica importante é que ele sempre deve estar com a casca verdinha, de preferência sem manchas, e nunca marrom. Se a fruta for do tipo marrom meio arroxeada, confie no toque macio e firme e na cor homogênea, sem manchas mais escuras.
Como amadurecer abacate mais rápido?
Existem algumas técnicas para acelerar o amadurecimento do abacate, caso compre uma fruta muito verde e queira comer logo.
Amadurecer abacate com papel-alumínio – uso imediato
Essa dica serve para quando você quer usar o abacate em outras receitas, pois pode alterar a sua textura e o sabor também. Você só precisa embrulhar a fruta inteira em algumas folhas de papel-alumínio, colocar em uma forma e levar ao forno preaquecido a 200 graus por 10 minutos. Depois deixe esfriar e use nas suas receitas.
Saco de pão e trigo ou banana – uso no dia seguinte
Essa dica faz o abacate amadurecer em um dia e preserva a textura e o sabor da fruta. Você deverá pegar um saco de pão limpo, encher com trigo até ficar com uns dois dedos, depois colocar o abacate inteiro dentro e fechar, deixando uma pequena passagem de ar. Depois de 24 horas retire a fruta do pacote, lave e pode consumir. Se não quiser usar trigo, coloque uma banana junto com o abacate dentro do saco. Ela vai eliminar um gás chamado etileno que acelera a maturação.
Abacate maduro no sol – uso em 3 dias
Essa dica também é muito simples, só leva um pouco mais de tempo. Você deve colocar a fruta inteira (sem cortar) em uma vasilha e deixar pegar a luz do sol ao longo do dia, guardando à noite. Vá virando o abacate ao longo do dia para pegar sol por completo.
Como conservar abacate maduro
Agora que já tem como saber se o abacate está maduro, se você comprou um abacate no ponto, mas ainda não quiser consumir, veja o que fazer para preservá-lo sem deixar estragar logo.
- Se você deixar o abacate inteiro, fechado, na geladeira, ele aguentará por até 1 semana.
- Se comer a metade e quiser usar a outra alguns dias depois, pincele suco de limão sobre a polpa cortada, envolva em plástico-filme e deixe na geladeira.
- Se quiser comer depois de algum tempo, pode abrir, esmagar como purê e misturar um pouco de suco de limão para atrasar a oxidação (manchas escuras), colocar em um pote até a borda, fechar bem e congelar. Coloque a data de congelamento na tampa para não deixar ultrapassar 6 meses no congelador.
Veja também: Como congelar abacate do jeito certo e a descongelar também