As gatas quando têm seus filhotinhos se tornam bastante protetoras. Mas, será que a gata mãe sente falta dos seus gatinhos quando são doados?
Essa é uma questão que intriga muitos tutores de gatos que ficam tristes por terem que tirar os bebês gatinhos de sua mãe.
Alguns preferem pensar que a mãe desapega naturalmente dos filhotes quando termina a fase da amamentação e ela precisa ensiná-los a seguirem o próprio instinto. Será mesmo?
Veja também: 7 coisas que podem deixar o seu gato triste
Quem convive com gatos e já viu uma gata parir e cuidar dos seus filhotes sabe que é bem importante mantê-los próximos nas primeiras semanas.
Quando os gatinhos são muito novinhos eles precisam ser amamentados e ficar sob os cuidados da mamãe gata, que entende sua função e fica por perto.
Se os bebês forem tirados da mãe antes da hora, a mãe sente falta dos seus gatinhos sim, podendo até mudar de comportamento, se afastando da família e demonstrando um semblante de tristeza.
Dependendo da gata, ela pode ficar procurando seus filhotes pela casa e até ficar agressiva com as pessoas, miando mais do que o normal.
Mas, assim como cada ser humano é diferente do outro, existem gatas que não vão demonstrar reações diferentes quando seus gatinhos forem tirados delas para irem a uma nova família.
O tutor é quem precisa estar atento aos sinais da mamãe gata para entender se ela está mais triste e precisa de atenção redobrada.
O mesmo vale se os filhotes forem tirados da gata depois do período que já não são mais muito dependentes, que é após 60 dias.
Mesmo depois desse tempo, a reação da gata pode variar. Às vezes a mãe sente falta dos seus gatinhos e às vezes não porque já está desapegando deles.
Mas, é importante esperar os 60 dias para garantir que os filhotes cresçam mais fortes e saudáveis, consumindo o máximo possível de leite materno.
Veja também: O que dar para gato comer quando não tem ração?