A medicina holística e a medicina tradicional chinesa defendem que cada dente da sua boca está associado a uma parte do seu corpo. Sendo assim, quando um dente dói, não necessariamente o problema é no dente, mas sim é um sintoma de que outra parte do corpo precisa de atenção. Achou interessante? Então veja, dentro dessa teoria, qual dente está associado a cada parte do corpo.
Os meridianos do corpo
Todos os seus dentes, até mesmo os que você já arrancou por alguma razão, estão conectados a um dos 12 meridianos do seu corpo. Os meridianos são canais energéticos que percorrem o corpo e por onde passam as energias corporais. Então, quando o canal para suas energias está bloqueado, seu corpo manifesta sintomas como dores ou mesmo doenças.
Os dentes e as partes do corpo
Nessa ideia do mapeamento da conexão dente-meridiano desenvolvida há milhares de anos pelos praticantes da Medicina Tradicional Chinesa, a saúde bucal está relacionada com a saúde de todo o corpo, incluindo a saúde emocional.
Então, pode ser que um dente doente cause sintomas em uma ou mais partes às quais ele está conectado pelos canais do meridiano ou vice-versa: a parte do corpo que está mal envia o sintoma para o dente ao qual está conectada. Veja, agora, quais são essas conexões, e passe a prestar mais atenção ao que sua saúde bucal tem a dizer.
São 32 dentes permanentes na boca de uma pessoa adulta. Você verá, a seguir, a identificação dos dentes pelos números, conforme foram colocados na imagem abaixo (essa é uma numeração diferente da usada pelos dentistas):
Dentes 1 e 16
Esses são os seus dentes do siso, como mostrado na imagem acima. O número 1 é o siso direito e o número 16 é o siso esquerdo, ambos na parte superior da boca.
Esses dentes estão ligados à glândula pituitária, sistema nervoso central, sistema límbico, ouvido interno, língua, lado ulnar do ombro, cotovelo e mão, lado plantar do seu pé, dedos do pé, articulação sacroilíaca, coração, duodeno (primeira parte do intestino delgado), Ileum terminal (fim do intestino delgado que se conecta ao intestino grosso), músculo trapézio médio (uma região muscular nas costas).
Dentes 2 e 3
Esses dentes estão ligados ao pâncreas, esôfago, mamas, língua, seio maxilar, orofaringe (parte posterior da boca que inclui a parte posterior da língua e as amígdalas), laringe (caixa de voz), mandíbula, parte anterior do quadril e articulação medial do tornozelo. O dente nº 2 também está associado ao músculo abdominal e à glândula paratireoide, e o nº 3 está ligado à tireoide.
Dentes 4 e 5
Esses dentes estão ligados ao nariz, pés, pulmões, intestino grosso, seio etmoidal (localizado na parte superior do nariz ou entre os olhos), lado radial do ombro, cotovelo e mão. O dente 4 também está associado à glândula timo (que faz parte do sistema linfático e endócrino), e o 5 está ligado à glândula pituitária.
Dente 6
Esse dente está ligado ao lobo intermediário da hipófise, à parte posterior do joelho e dos olhos, ao hipotálamo, fígado, vesícula biliar, seio esfenoidal (a parte dos seios que está localizada o mais distante do rosto), amígdalas, quadril, lado lateral do tornozelo e ductos biliares.
Dentes 7, 8, 9 e 10
Esses dentes estão ligados à glândula pineal (uma glândula no cérebro que faz parte do sistema endócrino e produz melatonina), rim, bexiga, ovários, útero, testículos, próstata, reto e ânus, nariz, seio frontal e esfenoidal, parte posterior do joelho e tornozelo. O dente 7 está associado ao subescapular direito, o 10 está ligado ao subescapular esquerdo (músculos perto dos ombros). Os dentes 8 e 9 estão ligados aos flexores e extensores do pescoço.
Dente 11
Esse dente está ligado ao lobo intermediário da glândula pituitária, hipotálamo, amígdalas,
fígado, parte posterior do olho e joelho, lado lateral do tornozelo e quadril.
Dentes 11 e 12
Estão ligados ao intestino grosso, aos pulmões, nariz, lado radial do ombro, cotovelo e mão, pés e dedão do pé. O dente 12 está ligado ao lobo posterior da hipófise, o dente 13 está relacionado à glândula timo, à mama esquerda e ao diafragma.
Dentes 14 e 15
Esses dentes estão ligados ao baço, esôfago, estômago, mama, tireoide, língua, seio maxilar (o maior dos seios), laringe, mandíbula, parte anterior do quadril e joelho. O dente 14 também está ligado ao latíssimo do dorso (uma seção do músculo nas costas) e o 15 está relacionado à glândula paratireoide e aos músculos abdominais.
Dentes 17 e 32
Esses dentes estão ligados ao coração, nervos periféricos, língua, orelha externa média, lado ulnar da mão, lado plantar do pé, dedos e coração.
Dentes 18 e 19
Estão ligados aos pulmões, intestino grosso, nariz, lado radial da sua mão, pé, dedão, ombro e cotovelo. O dente 18 também está ligado às artérias e quadríceps (músculos da frente das coxas) e o dente 19 está ligado às veias.
Dentes 20 e 21
Estão ligados ao baço, esôfago, estômago, língua, seio maxilar, mandíbula, articulação medial do tornozelo, parte anterior do joelho e do quadril, glândulas mamárias (glândulas que produzem leite) e isquiotibiais. O dente 20 está ligado aos vasos linfáticos e o dente 21 está ligado aos ovários e testículos.
Dente 22
Está vinculado a ovários, testículos e fígado, seio esfenoide, articulação lateral do tornozelo, parte anterior do olho, parte posterior do joelho, articulação lateral do tornozelo, quadril e glúteo máximo.
Dentes 23, 24, 25 e 26
Todos esses dentes estão ligados às glândulas suprarrenais, rins, reto, bexiga, próstata, útero, ovários, testículos, parte posterior do joelho e tornozelo, seio esfenoidal e seio frontal.
Dente 27
Está ligado ao fígado, vesícula biliar, glúteo máximo, ovários, testículos, parte anterior do olho, articulação lateral do tornozelo, parte posterior do joelho e quadril.
Dentes 28 e 29
Estão ligados ao pâncreas, esôfago, estômago, língua, tornozelo medial, parte anterior do quadril e joelho, glândulas mamárias e isquiotibiais. O dente 28 também está ligado aos ovários e testículos, e o dente 29 está ligado aos vasos linfáticos.
Dentes 30 e 31
Estão associados ao intestino grosso, pulmões, nariz, lado radial da mão, pés, dedões do pé, ombro e cotovelo. O dente 30 também está ligado às veias, e o dente 31 às artérias.