Menu

Após 80 anos separadas, mãe reencontra filha: seu presente de 98 anos

Ela precisou dar a filha recém-nascida para adoção, após fugir do nazismo e por viver um casamento complicado

Foto: Mark Bochsler/CBC

Publicidade

Gerda Cole, de 98 anos, tinha apenas 18 quando precisou ir para a Inglaterra, em 1942, fugindo dos nazistas. Pouco depois de chegar em segurança ao Reino Unido, ela deu à luz sua filha, Sonya Grist. Mas, Gerda não pôde ser mãe de Sonya naquele momento.

“Eu tive uma educação pessoal muito limitada e isso, combinado com o tempo de guerra, não me deixou outro recurso a não ser entregar minha filha Sonya para o conselho do comitê de refugiados”, explicou Gerda. “A condição imposta por eles era não ter mais nenhuma ligação com a criança.”

Apesar da dor por ter que entregar sua filha recém-nascida, Gerda seguiu com a vida, sem esperar reencontrar sua pequena Sonya outra vez. Mas, o destino estava preparando uma grata surpresa para essa mãe.

Veja também: Reencontro 69 anos depois: mãe achava que filha tinha nascido morta

Publicidade

A descoberta foi feita pelo neto

Foto: Mark Bochsler/CBC

Ao longo de oito décadas, Sonya e Gerda viveram vidas separadas, sem saber nada uma da outra. Mas, tudo mudou quando o filho de Sonya, Stephen Grist, encontrou sua avó biológica, Gerda, enquanto pesquisava sua linhagem familiar na internet.

O neto de Gerda ficou bastante surpreso ao encontrar a avó e saber que ela ainda estava viva, morando em uma casa de repouso no Canadá.

Então, antes de contar a novidade para sua mãe, ele quis entrar em contato com avó, que ficou pasma com a notícia.

“Quando ouvi, não acreditei”, disse Gerda. “Significa muito poder viver para ver este momento.”

Publicidade

Depois, Stephen surpreendeu Sonya, que também ficou muito impactada ao saber que ainda poderia conhecer sua mãe biológica pessoalmente, mesmo após 80 longos anos.

“Quando eu disse à minha mãe que Gerda ainda estava viva, ela apenas disse: ‘Eu quero pegar um avião para o Canadá agora e dar-lhe um grande abraço’”, disse Stephen.

Aproveite e veja: Idosa reencontra amiga de infância no aniversário de 90 anos

Publicidade

O reencontro emocionante de mãe e filha

Foto: Mark Bochsler/CBC

No dia 7 de maio de 2022, Gerda teve muitas emoções. Além de estar comemorando seu aniversário de 98 anos, seu maior presente foi reencontrar a filha e conhecer o neto.

Sonya, que veio do Reino Unido para participar do evento, disse que estava tremendo enquanto esperava para conhecer sua mãe biológica.

“Há pouco mais de um ano eu não sabia que minha mãe ainda estava viva”, disse Sonya. “Ainda não sei muito e há mil perguntas que preciso fazer a ela”, acrescentou.

Publicidade

Gerda ficou imensamente grata pelo interesse do neto e pelo carinho da filha. “Agora temos muitos planos para recuperar o tempo perdido”.

Veja também: Idoso chora ao ver esposa voltar para casa após 6 meses no hospital

Fonte: CBC Canada

Sair da versão mobile