Sentir-se cansado o tempo todo não é normal. Quando você dorme mal, se sente cansado o dia todo. Quando faz uma atividade que exige muito do seu corpo ou da sua mente, também se sente cansado. Mas, o cansaço excessivo e constante, mesmo depois de uma boa noite de sono, pode ser um sintoma de doença. Veja quais são algumas das doenças que trazem o cansaço excessivo como sintoma.
1. Diabetes
A diabetes traz o cansaço como sintoma por causa da falta de energia no corpo, já que a glicose não chega em todas as células para nutri-las com energia. Nessa doença, além do cansaço constante, o paciente também vai sentir vontade de fazer xixi muitas vezes, pode emagrecer sem motivo aparente e ter outros sintomas de diabetes que devem ser levados em consideração para o diagnóstico feito pelo médico endocrinologista.
Veja também: Pré-diabetes é reversível?
2. Anemia
A anemia, geralmente, acontece pela falta de ferro no sangue. Essa deficiência de ferro resulta na sensação de cansaço constante, desânimo e sonolência. Nas mulheres o sintoma é ainda mais intenso na fase da menstruação, pois o sangue que é liberado faz diminuir ainda mais a reserva de ferro no organismo.
Veja também: Sintomas de anemia em adultos e crianças
3. Apneia do sono
Quando uma pessoa não dorme bem, ela acorda cansada e assim permanece por todo o dia. A apneia do sono faz com que a pessoa acorde várias vezes durante a noite porque sua garganta fecha com o relaxamento dos músculos e sua respiração fica bloqueada durante alguns segundos. Acontece que, acordando várias vezes, não dá para ter um sono profundo e reparador.
Veja também: Tudo o que você precisa saber sobre apneia do sono
4. Fibromialgia
A fibromialgia é uma doença que causa dor intensa e profunda, como se fosse nos ossos e “na carne”. Essa dor constante leva a um cansaço físico e mental, além de outros sintomas como dores de cabeça, insônia, problemas intestinais, dificuldade de se concentrar e memorizar, depressão e sensibilidade ao toque.
Veja também: Quais são os pontos da fibromialgia e como tratar as dores
5. Depressão
A depressão faz com que o paciente se sinta constantemente cansado, física e mentalmente. O desânimo está presente na maior parte do tempo, e apesar de ser uma doença que afeta a mente, acaba refletindo no corpo inteiro.
Veja também: Sinais de que você pode estar entrando em depressão
6. Alterações na tireoide
Os hormônios produzidos e liberados pela glândula tireoide são responsáveis, entre outras tarefas, por manter o metabolismo normal. Quando ocorre uma alteração nessa glândula, surgem uma série de sintomas “avisando” que o corpo não está bem. Principalmente no hipotireoidismo o cansaço excessivo é presente, pois o corpo passa a funcionar em um ritmo mais lento.
Veja também: Sintomas de hipotireoidismo e como tratar
7. Doenças cardíacas
Quando um paciente sofre com insuficiência cardíaca ou arritmia, pode sentir cansaço e tontura com frequência, pois o coração não tem força suficiente para se contrair e enviar o sangue de volta a todas as partes do corpo.
Veja também: O que é, sintomas e tratamentos para insuficiência cardíaca
As dicas partilhadas não anulam a visita ao seu médico.