Menu

7 coisas que podem deixar o seu gato triste

Gatos podem ser independentes, mas, nem todos e nem tanto assim.

Imagem: Freepik

Publicidade

Gatos são animais de companhia e, ao mesmo tempo, eles têm um lado selvagem que gosta de explorar o mundo com liberdade. Parece um bom equilíbrio, então, o que pode deixar um gato triste?

Bem, assim como nós, humanos, os gatos são sensíveis, têm sentimentos e, por isso, várias coisas podem deixá-los desanimados ou tristes. Já parou para pensar nisso?

Quem convive com gatos sabe que cada um tem sua personalidade, suas preferências e sua forma de reagir aos acontecimentos da rotina.

Então, observar o comportamento do seu gato é fundamental para perceber o que pode deixá-lo triste e evitar que isso aconteça ou agir para que ele se sinta melhor. Vamos ver!

Publicidade

Veja também: Gato voltou para casa 6 anos após sumir em incêndio

7 coisas que podem deixar o seu gato triste

Eventos traumáticos ou que causam desconforto fazem a gente ficar triste ou incomodado, e o mesmo acontece com os gatos. Veja alguns exemplos e fique atento às reações dos seus bichinhos em cada situação para ajudá-los a terem uma vida mais feliz.

1. Gato triste por falta de atividades

Não é porque os gatos dormem várias horas por dia e são considerados animais independentes, que eles não precisem de estímulos. Principalmente os gatos que vivem apenas dentro de casa, precisam ser estimulados a fazer atividades, brincar, interagir com todos da casa. Sem estímulos, eles ficam tristes e desanimados.

2. Estar doente deixa o gato triste

Você pode achar óbvio que um gato doente se sente triste, mas, acredita que nem todo mundo presta atenção nisso? Ainda há pessoas que pensam que os animais não sentem nada, que nem sabem quando estão doentes e tudo passa despercebido. Se o seu gato parece abatido e você não compreende o motivo, talvez seja bom levá-lo para uma consulta ao veterinário.

Publicidade

3. A chegada de outro pet na casa

Sim, gatos podem ficar tristes quando um novo animal de estimação chega na casa, pois podem ficar com ciúmes e se sentirem rejeitados, assim como um irmãozinho mais velho com a chegada de um bebê na família. Dê atenção extra ao seu gato, se pretende levar um outro animal para casa.

4. Gato triste por causa da solidão

Mais uma vez voltamos à questão de os gatos serem dorminhocos e independentes, já que, por causa disso, há quem deixe seus gatos sozinhos em casa o dia todo, todos os dias. Eles se sentem sozinhos e precisam de companhia, então, se notar seu gato desanimado, esse também pode ser um motivo.

5. Não gostar de um membro da família

Muitas vezes, os gatos “escolhem” uma pessoa preferida na casa para ficar mais tempo perto e pedir carinho. Da mesma forma, eles podem não gostar de uma pessoa, e não quer dizer que eles fiquem felizes por isso. Inimizades trazem tristeza, então, que tal experimentar uma reaproximação mais carinhosa para ver se isso muda?

Publicidade

6. Experiência traumática

Quando você adota um gato que já tem alguma idade ou que estava na rua, é possível que ele tenha passado por alguma ou algumas experiências traumáticas e esteja muito triste com isso. Você não tem como adivinhar o que aconteceu, mas, pode oferecer muito amor e distrações para ajudá-lo a esquecer do trauma e guardar na memória apenas os momentos felizes ao seu lado.

7. Mudanças repentinas na rotina podem deixar um gato triste

Às vezes, dependendo do quanto o gato é sensível a mudanças, basta você mudar a caixa de areia de lugar que o gato pode se sentir incomodado e demonstrar tristeza. Preste atenção aos detalhes, converse com o gato, avise a ele quando alguma mudança for acontecer no ambiente.

Veja também: Por que os gatos vão embora de casa? Como trazê-los de volta?

Publicidade
Sair da versão mobile