Atividades para crianças
Imagem: Freepik

7 Atividades para crianças: uma por dia da semana!

Está precisando de umas ideias para colocar suas crianças em movimento e gastarem energia?

Publicidade

Crianças saudáveis querem se movimentar, aprender e descobrir coisas novas. Isso é ótimo, mas, os pais ficam malucos quando estão ocupados e os filhos ficam em volta pedindo atenção. A solução? Atividades para crianças.

O melhor dessa dica é que existem diversas atividades para crianças que são muito simples, basta que você dê a elas as instruções do que devem fazer e fique de olho enquanto elas estão entretidas tentando resolveu o desafio que receberam.

7 Atividades para crianças

Hoje, vamos propor 7 ideias de atividades para que você coloque em prática uma por dia, completando uma semana de desafios com os pequenos desbravadores que tem em casa.

A partir dessas ideias você criar outras, basta olhar em volta e imaginar o que pode prender a atenção da criançada por algumas horas. Veja só!

Publicidade

Veja também: Quem tem crianças em casa, nunca fica entediado: podemos provar

1. Atividades para crianças: caça-palavras gigante

Compre um pedaço grande (ou alguns) de papel pardo e canetões. Depois, desenhe no papel um caça-palavras em tamanho gigante para as crianças que estão na fase da alfabetização e já sabem ler.

Pendure o caça-palavras na parede ou coloque no chão mesmo, e deixe o desafio ser desvendado. Você pode criar alguns desses, cada um com um nível mais alto de dificuldade para a criança “passar de fase” até vencer e receber algum prêmio como recompensa.

2. Arte com elementos da natureza

Boa parte das crianças adora estar em contato com a natureza, observar os objetos, plantas e animais, descobrir coisas curiosas. Então, é isso mesmo que você vai incentivá-las a fazer, mas, propondo um objetivo a cumprir, por exemplo:

Publicidade

Peça para as crianças encontrarem folhas secas, gravetos e pedrinhas. Depois, elas devem construir alguma coisa com isso, como o desenho de uma pessoa ou o próprio nome. O importante é que a atividade tenha início, meio e fim, com o objetivo cumprido para manter os pequenos interessados.

3. Cortar a grama com uma tesoura

Tem quintal na sua casa? Pode ser bem pequeno porque a ideia aqui é ganhar tempo. As crianças pequenas adoram picotar coisas, então, para evitar que eles peguem uma tesoura escondido e comecem a cortar o próprio cabelo ou notas de dinheiro, direcione essa atividade para algo menos desastroso, como cortar a grama.

Lógico que a ideia não é transformar as crianças em pequenos jardineiros. O objetivo dessa atividade pode ser construir uma fazendinha, usando a grama cortada como base do chão da fazendinha, onde os bichinhos de plástico vão ser colocados depois. Só uma ideia.

Publicidade

4. Caça ao tesouro na natureza

Mais uma ideia para fazer ao ar livre, se você tiver quintal em casa ou estiver passando o dia na casa de alguém que tenha. Para essa atividade você vai precisar preparar o ambiente primeiro, sem que as crianças vejam.

Isso porque você deverá escolher alguns objetos e escondê-los no quintal. O nível do esconderijo vai depender da idade da criança e sua capacidade e paciência para ficar procurando. Então, não dificulte muito, ou algumas crianças podem perder o interesse. Depois, ofereça um prêmio simbólico para todas.

5. Atividades para crianças usando balões

Balões ou bexigas, seja lá como você chama, são brinquedos muito úteis para quem tem crianças em casa. Com balões você consegue inventar diversas brincadeiras.

Publicidade

Os pequenos podem desenhar rostos nos balões enchidos, podem brincar de encher os balões com água (em um dia de calor e do lado de fora, claro), também podem encher os balões com areia e moldá-los para criar bonequinhos

6. Desenhar com giz na calçada

Ter crianças em casa é deixar de se preocupar tanto com a estética e a organização dos ambientes. Então, não se preocupe com as calçadas coloridas, riscadas com giz, porque a chuva leva tudo embora depois.

A dica aqui, mais uma vez, é determinar objetivos a cumprir, como desenhar certos objetos ou formas ou mesmo brincadeiras, como amarelinha, para que as crianças fiquem ocupadas durante algumas horas. Fotografe os desenhos para deixar tudo registrado e poderem ver juntos depois.

Publicidade

7. Massinha de modelar caseira

Essa ideia é clássica e sempre funciona, principalmente quando as crianças participam da confecção da massinha, que é uma das partes mais legais. Então, escolha essa atividade para quando você puder participar mais ativamente. Veja como fazer massinha de modelar com farinha de trigo.

PODE GOSTAR TAMBÉM