Todo mundo já descobriu que o óleo de coco é ótimo para a saúde. Esse óleo vegetal contém muitos nutrientes e ganhou mais fama por ser considerado um tipo de gordura boa necessária para a manutenção da saúde do corpo todo, até mesmo do cabelo. Para obter esses benefícios, veja como usar óleo de coco no cabelo.
6 Formas de usar óleo de coco no cabelo
Usar óleo de coco no cabelo serve para nutrir os fios, além de protegê-los contra o ressecamento. Veja qual das receitas a seguir é ideal para você, conforme o seu tipo de cabelo. Lembre-se que, quanto mais oleoso, mais cuidado deve ter ao usar, evitando deixar o óleo por muito tempo e removendo-o completamente depois da aplicação.
1. Prevenção de piolhos e lêndeas
Com suas propriedades que ajudam a manter o couro cabeludo limpo, o óleo de coco vai ajudar a exterminar os piolhos e as lêndeas, em combinação com o uso de produtos próprios para essa finalidade. Veja o que vai precisar para essa receita.
Ingredientes
Óleo de ylang ylang: 1 colher (sopa);
Óleo de coco: 3 colheres (sopa);
Óleo de tea tree: 1 colher (sopa);
Óleo de anis: 1 colher (sopa).
Modo de preparo e aplicação
- Misture todos os ingredientes bem;
- Utilize em todo o couro cabeludo, massageando com as pontas dos dedos;
- Depois penteie e deixe agir por duas horas;
- Ainda com o cabelo molhado, aplique uma solução com 1 xícara de vinagre de maçã e meia de água;
- Penteie o cabelo com pente fino e finalize com um uma quantidade pequena de óleo de coco. É necessário repetir o processo de 5 a 10 vezes durante o mês.
2. Combater a caspa
Usar óleo de coco no cabelo também contribui para a eliminação da caspa. Mas antes de usar, visite o dermatologista para saber a verdadeira causa da caspa. Se o médico permitir, faça essa receitinha e siga as demais orientações que ele der para cuidar melhor do cabelo no dia a dia.
Ingredientes
Óleo de coco: 1 colher (sopa);
Óleo de lavanda: ½ colher (sopa).
Modo de preparo e aplicação
- Lave os cabelos, retire o excesso de água e aplique a mistura de óleos no couro cabeludo, massageando bem com as pontas dos dedos;
- Deixe agir por mais ou menos 30 minutos. Uma boa dica é aquecer o produto, caso esteja um pouco sólido;
- Enquanto aguarda, use uma touca térmica, pode ser plástica, e ligue o secador sobre a touca ou fique uns minutos no sol. O aquecimento ajuda a ativar os ingredientes;
- Depois é só lavar normalmente, removendo os óleos por completo. Pode repetir o processo de 2 a 3 vezes na semana.
3. Controle de frizz
Esta dica é ótima para usar no dia a dia, pois é bem simples e eficaz para quem tem cabelos secos ou mistos, não muito oleosos.
Basta pegar uma quantidade bem pequena do produto, esfregar nas mãos e espalhar pelo comprimento dos cabelos ainda molhados. Além de controlar o frizz, vai deixar o cabelo mais brilhoso. Mesmo que você tenha cabelo seco evite passar o óleo na raiz.
4. Protetor térmico
Lave os cabelos normalmente e, após o banho, utilize uma quantidade pequena de óleo de coco no comprimento dos cabelos.
Essa dica não substitui os produtos usados como protetores térmicos, mas tem uma ação semelhante, pois o óleo cria uma camada protetora em volta dos fios.
Assim, quando você usar o secador ou a chapinha, não vai queimar tanto, ajudando a manter a hidratação necessária para fios mais saudáveis e bonitos.
5. Hidratação
Se quiser fazer uma máscara hidratante a cada quinze dias para manter o cabelo mais bonito, saudável e sedoso, veja essa receita.
Ingredientes
Óleo de coco líquido: 1 colher (sopa);
Máscara de hidratação profunda: 1 colher (sopa).
Modo de preparo e aplicação
- Para fazer essa máscara, basta aplicar a misturinha nos cabelos úmidos, depois de lavar. Aplique mecha por mecha, da raiz às pontas, depois faça um coque;
- Deixe agir por meia hora ou 1 hora, se for possível hora. Se tiver uma touca térmica o resultado vai ser ainda melhor;
- Depois desse tempo, lave o cabelo normalmente, usando água morna e os produtos ideais para o seu tipo de cabelo.
6. Crescimento de cabelo
Usar óleo de coco no cabelo também é uma boa dica para estimular o crescimento acelerado dois fios. Isso ocorre por causa dos ácidos graxos presentes nesse óleo. Veja qual outro ingrediente pode usar para potencializar esse efeito.
Ingredientes
Óleo de coco: 2 colheres (sopa);
Óleo de rícino: 2 colheres (sopa).
Modo de preparo e aplicação
- Depois de lavar o cabelo, quando estiver apenas úmido, divida-o em mechas;
- Faça a misturinha de óleos e vá aplicando nas mechas, uma a uma, da raiz às pontas;
- Deixe essa misturinha agir por meia hora no cabelo, depois remova com água morna e os produtos para o seu tipo de cabelo.
Confira em detalhes o que faz o óleo de coco ser bom para o cabelo crescer:
As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Visite seu dermatologista ou tricologista caso tenha qualquer problema no couro cabeludo.