Que babosa é um ótimo hidratante natural, você já deve saber. O que você talvez não saiba é que as propriedades calmante e suavizante da planta servem para muito mais do que simplesmente tratar dos cabelos. A aloe vera é rica em vitaminas A, B, C e E, cálcio, potássio, magnésio, zinco, além de vários aminoácidos e enzimas. Confira outros benefícios da babosa!
Por ter ações umectante, cicatrizante e anti-inflamatória, a babosa também serve para:
Prevenir estrias e rachaduras na pele
Lave bem a folha da babosa, retire os espinhos, parta ao meio e recolha todo o gel. Misture 2 colheres de azeite extra-virgem e aplique o creme na pele limpa, fazendo movimentos circulares com as pontas dos dedos. Faça a massagem duas vezes por dia. Não precisa enxaguar. Você vai sentir a pele muito mais macia e hidratada!
Saiba mais: Receitas com babosa para estrias
Tratar inflamações cutâneas como espinhas, rosáceas e foliculite
Aplique a babosa como máscara facial, cobrindo todo o rosto com o gel – dê mais atenção às marcas de expressão, vermelhidões e acne. Faça uma leve massagem, deixe agir por cerca de 15 minutos e remova com água fria. Faça a mesma coisa para acalmar a pele depois da depilação!
Veja também: Como fazer sabonete de babosa
Dar brilho e corpo aos cabelos
Faça umectação pré-lavagem para ter cabelos mais brilhantes e sedosos. Basta adicionar o gel da babosa nos fios úmidos e deixar agir por 1 hora. Proceda normalmente com a lavagem. Para turbinar a hidratação, finalize com uma máscara de tratamento.
Outra opção é adicionar 3 colheres de gel de babosa no seu shampoo para enriquecer os fios e iluminar a cor.
Combater os sintomas da psoríase
Aplique o gel na área afetada pela psoríase e faça uma compressa com ataduras limpas. Deixe agir por cerca de 30 minutos e lave com água. Para melhores resultados, repita o processo 3 vezes por dia. Os efeitos calmante, anti-inflamatório e cicatrizante vão aliviar a coceira e o desconforto causados pela doença.
Regenerar a pele de assaduras e queimaduras
Espalhe o gel sobre o ferimento 2 vezes por dia. Se a queimadura for grave e levar à infecção, procure imediatamente um médico.
Cuidar de gengivite e aftas
Um dos benefícios da babosa é que ela pode ser usada para tratar inflamações na boca, sendo tão eficaz quanto a clorexidina (antisséptico usado para controle da placa bacteriana). Você pode usar um enxaguante bucal à base de aloe vera ou aplicar a babosa diretamente nas gengivas, com algumas gotinhas de óleo essencial de melaleuca.
Babosa é um santo remédio, né? Quem concorda, respira!
Veja também:
- Tipos de babosa: Entenda as diferenças e o uso das principais espécies
- Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer
- Estrias nos seios: causas e como eliminar